Sarto sinaliza mudança de estratégia e foca ataques em André


Passado cerca de um mês do início da campanha eleitoral, o prefeito e candidato à reeleição José Sarto (PDT) sinaliza ter mudado de estratégia sobre os adversários na disputa pela Prefeitura de Fortaleza que estão na sua mira. Apesar de vir direcionando ataques aos outros três principais candidatos – André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil) e Evandro Leitão (PT) – , Sarto e sua campanha apresentavam até então um foco maior no candidato Evandro, ex-aliado com quem Sarto disputa votos do eleitorado de centro e esquerda.
Entretanto, nos últimos dois dias a campanha do atual prefeito investiu em ofensivas contra o adversário do PL pelas redes sociais, meio utilizado intensamente tanto pelas campanhas de Sarto como de André. Na última quarta-feira (11), Sarto apresentou uma paródia de um jingle da campanha de André em que responde críticas do adversário. Mesma paródia brinca com o apelido do candidato e reforça seu vínculo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já nessa quinta-feira (12), Sarto divulgou vídeo antigo de André, apontando uma suposta fala polêmica do adversário em que ele parece questionar se mulheres podem opinar sobre a questão do estupro. O vídeo termina com o seguinte questionamento: “Será que você sabe quem é o André Fernandes?”.
Também pelas redes sociais, André reagiu e negou dizer o que a publicação de Sarto sugere, apontando que o vídeo divulgado pelo pedetista foi editado. “Eu estou combatendo o argumento. Mas, claro, o prefeito não deixou chegar nessa parte para tentar imputar a mim essa opinião”, defendeu André. O candidato apontou crime eleitoral e disse que está acionando a Justiça contra o prefeito por fake news.
“Isso ai é desespero. Tática da velha política. Viu que não conseguiu o voto pelo que fez ou deixou de fazer e aí vem com essa tentativa de destruição de reputações”, completa André na resposta a Sarto.
Procurada pelo O Estado, a campanha de José Sarto respondeu por meio de nota que os vídeos e declarações de André Fernandes “falam por si só”, que são conteúdos produzidos pelo próprio André e que a campanha do atual prefeito está mostrando as atitudes do candidato, “que demonstram o machismo, o desprezo pela dignidade das mulheres, a homofobia, assim como o descaso dele pela ciência e pela saúde das pessoas quando se posicionou contra a vacinação contra a covid-19”.
“São vídeos que ele mesmo gravou, atitudes que ele mesmo tomou. Mas os conteúdos estão na internet e o que a campanha do Sarto está fazendo é evidenciar isso. A população que está conhecendo só agora esse André Fernandes tem direito de saber isso. Faz parte do debate eleitoral mostrar essas contradições, incoerências e o caráter de quem quer ser prefeito”, finaliza o texto.
Disputa eleitoral
A aparente mudança na estratégia de Sarto ocorre em meio ao acirramento da disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza. Conforme Pesquisa Quaest, divulgada nessa quarta-feira (11), há um empate técnico quádruplo entre os quatro principais candidatos, levando em conta a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mesma pesquisa indicou que André Fernandes subiu de 14% para 21% nas intenções de voto, em comparação com pesquisa anterior do mesmo instituto, ficando na segunda posição. Enquanto isso, o atual prefeito caiu de 22% para 18%, indo para a quarta posição. Essa pesquisa indicou ainda que Capitão Wagner caiu de 31% para 24% e Evandro Leitão subiu de 14% para 21%.
Por Igor Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário