André x Evandro: quem candidatos do 1º turno apoiam em Fortaleza

 


Todos os outros sete candidatos já se posicionaram, manifestando apoio a um dos nomes no 2º turno ou optando pela neutralidade

Passada uma semana após o primeiro turno das eleições municipais, em Fortaleza, a maior parte dos candidatos derrotados já se manifestou sobre o segundo turno da disputa que definirá o próximo prefeito da Capital cearense. A maioria expressou o apoio a um dos candidatos que seguem na nova fase da disputa, que apresenta confronto entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Eles tiveram, respectivamente, 40,20% e 34,33% dos votos válidos.

Terceiro colocado na disputa, com 11,75% dos votos válidos, o atual prefeito José Sarto (PDT) manifestou um posicionamento quatro dias após o resultado do primeiro turno. Sarto, que durante a campanha fez duras críticas tanto ao candidato do PL como ao do PT, optou pela neutralidade. O pedetista reforçou críticas aos dois candidatos nesse anúncio e informou que seus aliados ficariam liberados para se posicionar na nova fase da disputa.

Por outro lado, outros candidatos logo expressaram claro apoio a um dos ex-adversários para a nova fase da disputa.

Apoiam André Fernandes

Capitão Wagner (União Brasil) ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 11,40% dos votos válidos. Na sexta-feira (11), Wagner anunciou apoio a André Fernandes, reforçando um discurso “antissistema”. Ele justificou a demora no anúncio por antes ter se reunido com a cúpula nacional do seu partido para conseguir o aval desse apoio, considerando que o União Brasil, a nível nacional, é aliado e integra o governo do presidente Lula (PT).

Wagner também disse que antes dessa decisão, se reuniu com o próprio André para pedir que ele absorvesse partes do seu plano de governo, principalmente nos eixos da segurança pública e da saúde. “A minha posição já estava tomada há muito tempo. Não tomei a decisão pensando em mim ou na minha família, tomei pensando em Fortaleza. Nunca mudei de opinião, nunca fiquei em cima do muro, sempre fui contra o sistema”, afirmou. O ex-candidato ressaltou que essa é sua posição pessoal, liberando os correligionários sobre quem apoiar.

Quem também declarou apoio a André foi Eduardo Girão (Novo); o senador foi o primeiro dos candidatos a se posicionar, ainda no dia da eleição, reforçando a oposição ao PT de Evandro Leitão. Girão foi o quinto colocado no primeiro turno, com 1,06% dos votos válidos.

Apoiam Evandro Leitão

Ex-candidato pelo Psol, Técio Nunes anunciou na terça-feira (8) o apoio a Evandro Leitão, apontando como justificativa combater a candidatura do PL. Ele marcou 0,64% dos votos. “Como falei desde o princípio da pré-campanha, se confirmasse o cenário onde o André Fernandes – representante puro-sangue do bolsonarismo – estivesse no segundo turno, nós estaríamos do outro lado, porque esse é o papel histórico do Psol e da esquerda de Fortaleza”.

George Lima (SD) já havia sinalizado apoio a Evandro para o segundo turno e confirmou, para O Estado, esse apoio. “Ele representa muito mais o que eu penso em relação à gestão de Fortaleza, está muito mais perto do que quero para Fortaleza do que o adversário”, disse George, que disse que a decisão já está tomada desde o início da semana passada. Ele teve  0,49% dos votos válidos.

Quem também manifestou apoio a Evandro foram outras candidaturas de esquerda de partidos menores, apontando o objetivo de combater a candidatura de André Fernandes. Nota do PCB de Chico Malta, pediu votos para Evandro “para impedirmos um fascista de chegar ao posto de prefeito de Fortaleza”, mas ressalta que a posição “não pode ter nenhuma ilusão de que o projeto do PT resolverá os problemas enfrentados pela maioria da população”.

O PSTU de Zé Batista foi no mesmo sentido. “Votamos criticamente em Evandro Leitão, sem ilusões sobre sua candidatura ou um eventual governo. Desde já, anunciamos que seremos oposição de esquerda a um possível governo seu”, diz nota do partido. Os candidatos do PCB e do PSTU fizeram 0,09% e 0,04% dos votos, respectivamente.

Apoio de ex-prefeitos

Também entraram nas campanhas do segundo turno na Capital dois ex-prefeitos de Fortaleza. Luizianne Lins (PT) estreou na campanha de Evandro Leitão na sexta-feira (11) em um comício com a presença do presidente Lula (PT). Até então, ela não havia manifestado apoio ao correligionário. Luzianne saiu derrotada por Evandro em disputa interna no PT que escolheu o candidato para a eleição em Fortaleza. Evandro agradeceu o apoio da ex-prefeita e prometeu defender seu legado como prefeito.

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) manifestou apoio a André Fernandes para o segundo turno. Em nota divulgada no sábado (12), RC justificou a escolha pelas críticas que tem ao PT de Evandro. “Exatamente por um dos caminhos, no caso o PT do Ceará, ser a certeza de uma fórmula que já deu errado aqui em Fortaleza e que, atualmente, está destruindo o nosso Estado, tomei a decisão pessoal de votar no outro caminho. De apoiar André Fernandes no segundo turno”.


Por Igor Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário