Coluna do Macário Batista em 11 de outubro de 2024



 

Programa II Benchmarking Internacional Saneamento Ambiental Portugal
Entre os dias 12 e 20 deste mês, se juntará às equipes de várias empresas estaduais de saneamento básico do Brasil e da Agência Nacional de Águas - ANA, um time de engenheiros e especialistas do setor da CAGECE, no II Benchmarking Internacional de Saneamento Portugal. A frente dos cearenses, o Diretor de Gestão de Parcerias da CAGECE, o gestor público Luciano Arruda, com passagens importantes também pelo SEBRAE, Porto do Pecem e SETUR/CE, que comanda o processo de universalização do esgotamento sanitário nas regiões metropolitanas de Fortaleza e Cariri, projeto cujo montante beira a casa do R$20 bilhões de reais, até 2033. Segundo Arruda, o projeto cearense está entrando em seu segundo ano, e tem como parceiro privado a Ambiental Ceará, empresa do grupo multinacional brasileiro AEGEA. Ainda segundo Luciano, o projeto avança firme, mas também encontra desafios, sobretudo de natureza tarifária e de mudança de cultura sócio-ambiental, uma vez que o “assunto historicamente foi legado a uma certa desimportância, porquanto saneamento básico não é barato de se implantar, embora os custos socioeconômicos sejam muitíssimos mais elevados”. Segundo ele, “Portugal enfrentou, com êxito esse desafio, e que até o princípio da década de 80, tinha uma cobertura semelhante e heterogênea a que o Brasil possui hoje”. Ainda de acordo com Luciano Arruda, “no Brasil, e até aqui no Ceará, há cidades com quase 90 % de cobertura de serviços de esgotamento sanitário (caso de Paraipaba) e outros com zero cobertura (caso de Farias Brito), e isso precisa urgentemente ser equalizado”. A conclusão é que o Ceará continua firme, procurando respostas para seu desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, através de iniciativas inteligentes e aplicáveis a nossa realidade econômica e geopolítica, cujo embrião se deu lá nos governos Cid e Camilo,
A frase: "Inteligentes do mundo, uni-vos. Que os imbecis já estão". Tem gente de olho.
Isso é bom (Nota da foto)
Um conselho ligado ao Ministério da Indústria e Comercio aprovou nesta semana quatro novos projetos industriais nas ZPEs. Entre elas, um com potencialvisto pela pasta de abrigar o maior centro de produção de hidrogênio verde do Brasil, no Pecém,aqui mesmo. Projeto pra R$17,5 bilhões a começar a ser implementado ainda nêste mês.
Muito fuxico
Fuxico ou não, nada tem combustão expontânea. Apareceu nas redes que,dando Raspa, Capitã Cloroquina cuidaria da saúde de Fortaleza.
"Sobraram" eu
Como na música do Gonzagão, um único deputado estadual, dos muitos que disputaram eleições municipais conseguiu eleição. Oscar Rodrigues,em Sobral.
Um federal é secundista
O deputado federal André Fernandes foi o único que disputou cargo e está no segundo turno,disputando com um estadual, Evandro Leitão.
Com Evandro...
Na esteira de Evandro Leitão pela prefeitura de Fortaleza, a deputada Gabriela Aguiar, disputa a vida prefeitura.
Pessoa derrota mais 2
Dra.Silvana e Lucinildo Frota queriam a Prefeitura de Maracanaú. Perderam para o vetusto Roberto Pessoa, agora no quarto mandato.
Deu ruim
Claudio Pinho e Lucilvio Girão não tiveram êxito em São Gonçalo e Maranguape, respectivamente.
Fona
No grupo dos cinco Eduardo Girão, senador da república, disputou a Prefeitura de Fortaleza e ficou anos luz do 4o colocado, o sr.Wagner.
E mais...
O suplente Duquinha não venceu no Acarau,o titular Santana perdeu no Juazeiro e Simão voltou pra prefeitura de Orós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário