Coluna do Macário Batista para 01 de outubro de 2024

Carta de Compromisso das Mulheres da Bacia do Acaraú fortalece protagonismo feminino na gestão de recursos hídricos
No mês de setembro, a cidade de Sobral foi palco do I Seminário Água e Gênero, evento que reuniu mulheres da Bacia Hidrográfica do Acaraú para debater a participação feminina na gestão dos recursos hídricos. Durante o seminário, foi assinada a Carta de Compromisso das Mulheres da Bacia do Acaraú, documento que formaliza as estratégias discutidas e propõe ações concretas para ampliar a atuação das mulheres no setor. A iniciativa foi promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). O documento propõe pautas ao Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH) com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e garantir mais espaço para as mulheres nas decisões sobre a gestão das águas. Entre as ações definidas na Carta estão: O mapeamento e estímulo do protagonismo das mulheres na Bacia do Acaraú, destacando experiências de sucesso. A criação de espaços no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos para debater questões de gênero. A promoção de formação e capacitação contínua para mulheres em comissões e associações voltadas ao abastecimento. O apoio a mulheres empreendedoras e àquelas comprometidas com a equidade de gênero na gestão de recursos hídricos. O fortalecimento da participação feminina nos espaços de decisão. Além de formalizar as estratégias, a Carta também convida outras mulheres da Bacia do Acaraú a participarem do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres, ampliando a rede de apoio e atuação feminina na preservação dos recursos hídricos.
A frase: "A solidariedade entre mulheres é uma poderosa arma contra a opressão e a violência." Julieta Brontte, jornalista.
Roda a roda jerimum (Nota da foto)
Chegando a hora dos 40% de eleitores que dizem, no Ceará, que ainda não têm candidato a Prefeito, na capital. O pessoal do gargarejo tem duas versões; os indecisos mesmo e os que estão esperando o tijolo do puxadim.
Lugar pra poucos
O advogado sobralense Reno XImenes Ponte foi nomeado membro da Comissão Nacional de EducaçãoJuridicapelo ConselhoFederal da OAB nacional. Poucos juristas consegem alçar esse voo.
O novo mínimo
Deverá ficar entre R$1.502,00 e R$1.587,00 o salário mínimo nacional em 2025. A informação é qualificada. O novo minimo sempre complica porque tem um mundo de contas que se escoram no índice.
Luciano Feijão
A faculdade que leva o nome de seu fundador, o ex-vereador Luciano Feijão, está comemorando a autorização recebida do Ministério da Educação-MEC- para funcionamento de sua faculdade de medicina. É a qiuarta de Sobral.
De graça pode
A circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet é proibida – desde as 48 horas antes e até as 24 horas depois da eleição, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo. A Resolução nº 23.732/2024, aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, não se aplica à propaganda veiculada gratuitamente na internet.
"Desagravo
A deputada estadual Lia Gomes, uma das vozes ativas no legislativo do Ceará, foi agredida de forma grosseira, violenta, desrespeitosa e inadmissível, por um locutor de rádio na sua cidade natal, Sobral. Lia Gomes fez uma denúncia nas redes sociais na condição de deputada e foi agredida com expressões machistas e de baixo calão, numa demonstração que supera todos os limites da crítica que se possa fazer a um parlamentar. A agressão não pode ficar ao vento, muito menos ser silenciada, seja a deputada Lia Gomes adversária do agressor sob o ponto de vista político, seja sua denúncia contrária aos interesses do autor do desatino. O Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, repudia a violência e se alia aos que se solidarizam com a deputada e seu direito à crítica e às denúncias que fizer para as quais, também, foi eleita. Pompeu Macário Batista - Jornalista - Presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário