Coluna do Macário Batista para 31 de outubro de 2024

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), e a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) foram eleitos prefeito e vice-prefeita da capital cearense neste domingo (27/10). O segundo colocado foi o deputado federal André Fernandes (PL), ex-deputado estadual na legislatura 2019/2022. O resultado da eleição, definido em segundo turno, determina mudanças na composição da Casa a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Legalmente, os dois parlamentares vitoriosos no pleito para o Poder Executivo de Fortaleza devem renunciar aos mandatos na Alece até o dia 31 de dezembro de 2024, para que possam assumir os mandatos executivos no dia 1º de janeiro de 2025. Com isso, suas vagas serão ocupadas por suplentes dos partidos que os elegeram em 2022. No caso de Evandro Leitão, após sua renúncia, Bruno Pedrosa (PDT) será efetivado no mandato. Embora integre atualmente a bancada do PT, Evandro Leitão foi eleito para o seu terceiro mandato na Alece em 2022 pelo PDT. A deputada Gabriella Aguiar, atualmente licenciada, também deverá renunciar ao mandato parlamentar para assumir a vice-prefeitura. Em seu lugar, já se encontra em exercício o deputado Apollo Vicz (PSD), segundo suplente do partido, que foi empossado no dia 22 de outubro na Assembleia Legislativa. Apollo foi eleito vereador em Fortaleza para a legislatura 2025/2028. A eleição de Evandro Leitão provoca, também, alteração na presidência da Alece, que terá eleição em dezembro deste ano. Desta forma, após a renúncia de Evandro, a presidência será ocupada pelo atual vice-presidente, Fernando Santana (PT), até a posse do novo presidente, em fevereiro de 2025. Após o primeiro turno das eleições, realizado em 6 de outubro, outras mudanças já estavam definidas na composição da Alece. O deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União), atual 3º secretário da Mesa Diretora, foi eleito prefeito de Sobral naquela data. Ele assumirá a gestão do município da Zona Norte em 1º de janeiro de 2025, após renunciar ao mandato de deputado estadual. Com isto, o primeiro suplente do partido, Heitor Férrer, será efetivado para o mandato a se concluir em janeiro de 2027. Heitor Férrer foi deputado estadual por cinco mandatos, conquistados nas eleições de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Na sua sexta candidatura ao parlamento estadual, ficou como primeiro suplente do União.
A frase: "Não sei se ele gostaria de conversar comigo". Bolsonaro manifestando interesse em conversar com o Ciro Gomes.
Elmano está devendo (Nota da foto)
O governador Elmano de Freitas esteve em Icó há cerca de um ano e alguns meses. Reuniu-se com a maior liderança local, a prefeita Laís Nunes, que é do seu partido, o PT, e uma multidão que lotou a Escola Profissionalizante para discutir ações. Na ocasião, ao vivo e em cores, prometeu reformar duas obras estaduais na cidade: a Rodoviária e o DETRAN regional. As obras continuam abandonadas. Vale lembrar que chegou a hora, de fato, de resolver essas obras paralisadas, não apenas em Icó, mas em todo o Estado.
Ontem e hoje
Nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realiza a Caravana Forma SUS em Fortaleza.
Caçando trabalho
O objetivo é promover mobilizações em todo o território nacional para atender às demandas da formação dos futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
É bom ler isso
Jair Bolsonaro confirmou que Ciro Gomes apoiou a campanha derrotada de André Fernandes (PL) para a prefeitura de Fortaleza, e explicou que sua própria ausência nas etapas finais da campanha foi uma estratégia para não prejudicar Fernandes, visto que o apoio de figuras da esquerda poderia afastar eleitores bolsonaristas. (Isso está no site 247)
Cartas na mesa
"Abrindo o jogo aqui, começou o Ciro apoiando ele, a esquerda apoiando, se eu fosse lá na reta final, poderia atrapalhá-lo, então eu deixei ele ficar livre, leve e solto", explicou Bolsonaro em coletiva.
Só lembrando
Bolsonaro também manifestou interesse em conversar com Ciro Gomes; "Não sei se ele gostaria de conversar comigo". Fernandes construiu sua carreira política ligada a Bolsonaro, embora tenha se distanciado publicamente do ex-capitão na reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário