Sarto anuncia neutralidade em 2º turno entre PT e PL na Capital

 

Anúncio ocorreu após dias de reuniões com o grupo político. Aliados do prefeito ficarão livres para apoiar um dos candidatos
O prefeito José Sarto (PDT) anunciou seu posicionamento no segundo turno da eleição pela Prefeitura de Fortaleza, optando pela neutralidade. Anúncio ocorreu em nota divulgada nas redes sociais do pedetista nessa quinta-feira (10), após reuniões com aliados desde o resultado do primeiro turno no domingo (6). Sarto ficou em terceiro lugar, com cerca de 11,75% dos votos válidos. Seguiram na disputa os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
No texto, Sarto diz que tem orgulho da gestão à frente da Prefeitura da Capital e o sentimento de “dever cumprido”. Ele reforça que está preocupado com os rumos da cidade e critica ambas as candidaturas, do PL e do PT.
“Me preocupo com os rumos da Cidade, diante das duas candidaturas que disputam agora o segundo turno das eleições. Uma delas tenta implantar uma soberania nociva e a outra representa muitas incertezas. Diante disso, após conversar com as diversas forças que me apoiaram, anuncio que decidimos pela neutralidade”, diz Sarto.
O pedetista informa ainda que os aliados ficam liberados para se posicionar na nova fase da disputa. “Desse modo, as nossas lideranças poderão livremente estabelecer diálogos para a construção de caminhos e propostas para a nossa cidade”. Mais cedo nessa quinta-feira, Sarto havia dito que o posicionamento no segundo turno em Fortaleza envolveu lideranças e aliados de toda a base de partidos que compôs a coligação da sua candidatura.
Sarto destacou que foram eleitos desse grupo 20 dos 43 vereadores para a Câmara Municipal, além de suplentes, com uma votação total que ultrapassou os 630 mil votos.
“Estamos diante de dois caminhos. O que está em jogo é o destino de nossa Cidade. E nossa gente não pode nem deve permitir que o oportunismo a reduza a essa polarização que vem causando prejuízos ao Brasil”, finalizou o atual prefeito de Fortaleza.
Durante a campanha eleitoral, Sarto fez clara oposição tanto a Evandro Leitão, do PT, como a André Fernandes, do PL, dirigindo duras críticas a ambos. Lideranças do PDT criticavam a polarização entre as duas candidaturas. Assim, havia grande expectativa sobre a posição de Sarto em um cenário de segundo turno entre os candidatos de PT e PL, o que se confirmou.
Entre os vereadores do PDT, alguns se anteciparam ao anúncio de Sarto e declararam apoio a Evandro no segundo turno, inclusive participando de atos de campanha ao lado do petista nesta semana. Por outro lado, há relatos de que, nos bastidores, outros vereadores da base aliada desejam apoiar André.
Antes de Sarto, quem também se manifestou sobre o segundo turno em Fortaleza foi o presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo. Aliado próximo do prefeito e nome importante na sua campanha pela reeleição, Figueiredo pregou neutralidade na disputa.
Conforme Sarto, no PDT, a definição sobre posicionamento no segundo turno em Fortaleza coube ao diretório municipal do partido, comandado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, que conduziu as conversas com os aliados.
Por Igor Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário