O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deverá comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para 20 de janeiro, de hoje a um mês, em Washington, D.C. De acordo com informações da jornalista Malu Gaspar, do Globo, embora o petista tenha expressado apoio à democrata Kamala Harris na disputa eleitoral contra Trump, uma tradição diplomática dos Estados Unidos serve como justificativa para evitar possíveis desconfortos na eventual ida de Lula ao evento. “Os EUA não recebem enviados estrangeiros, nem chefes de Estado, nem de governo, nem ministros, nem enviados especiais. Os representantes na posse são os embaixadores locais. Nenhum chefe de Estado vai”, explicou um membro do alto escalão do governo ao blog da jornalista. Fontes americanas também confirmaram que esta é uma prática consolidada e que os convidados para a cerimônia de posse ainda serão definidos pela equipe de transição de Trump.
Em entrevista ao Globo, o ex-presidente Jair Bolsonaro revelou que há a possibilidade de ser convidado pela nova administração americana para participar da solenidade no Capitólio. No entanto, sua presença dependerá de uma decisão favorável do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já que Bolsonaro teve seu passaporte apreendido em fevereiro deste ano em meio a investigações sobre uma trama golpista que visava impedir a posse de Lula. Bolsonaro aproveitou a oportunidade para alfinetar Lula, afirmando: “A informação que tenho é que vou ser convidado. Vou fazer uma petição para o Alexandre [de Moraes]. Ele decidirá. Se indeferir, tem alguma alternativa? Eu fico no Brasil e assisto pela TV. Você acha que Trump vai convidar Lula para a posse? A não ser protocolarmente”.
A frase: “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”´. Lula.
Cuspiu pra cima
Tem gente dizendo que Cid Gomes, ao romper com Elmano, o que não é do seu feito, cuspiu pra cima. Na verdade parece arroubo de juventude o que também não fala do comportamento do senador.
Coisa antiga
Faz é tempo que Cid Gomes tem um discurso no qual não é favorável ao poder numa só mão, no caso do PT, alinhado de Brasília até a Assembleia do Ceará, passando pela prefeitura.
Do que se fala
Cid Gomes teria explodido no evento da escolha de nomes para a presidência da Alece. Comum que a mesa tenha representação de quantos partidos possam estar lá, mas a presidência é outra conversa.
Já contei
Teria havido um acordo onde Zezinho Albuquerque voltaria à presidência em 2025. Se houve de fato co ninguém assumiu. Palavra de acordo político é um risco n'água analisam os comentaristas. Então o Governo assumiu.
Reeleição
Em 2025 teremos campanha para eleição de deputados, senadores e tal. E, no caso do Ceará, tentativa de reeleição do Governador o que deixaria Elmano todo ouriçado para fazer o presidente da Assembleia do sua total confiança e assim...ter aliado em cargo forte.
Hoje (Nota da foto)
Brasília promove festival dedicado à cultura afro-brasileira para celebrar consciência negra. “Mais de 58% da população do DF é negra. A capital é formada pela população negra”, diz a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário