Camilo Santana começa a ser cogitado como presidenciável, ao lado de Fernando Haddad
Bons resultados do PT no Ceará têm pesado na avaliação-A vitória do Partido dos Trabalhadores (PT) na eleição para a Prefeitura de Fortaleza, a única conquistada em capitais nesta temporada, impulsionou a trajetória política do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana. De acordo com a reportagem de Andrea Jubé, publicada pelo Valor Econômico, Santana começou a ser citado nos bastidores políticos como um dos potenciais sucessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2026, caso o atual mandatário não concorra.Com uma gestão voltada a ampliar programas educacionais, Santana ganhou destaque no governo Lula, principalmente pelo lançamento e expansão do programa “Pé-de-meia”, uma bolsa mensal destinada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e famílias insc ritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa, que começou com alunos vinculados ao Bolsa Família, foi ampliado para atender mais 1,2 milhão de estudantes, somando um custo adicional de R$ 3 bilhões. “Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação, é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra ‘gasto’. Educação é investimento”, declarou Lula em agosto, ao lado de Camilo, reforçando o apoio ao ministro. Camilo Santana tem a seu favor a facilidade de comunicação com o público, algo que é visto como um diferencial em relação a Fernando Haddad. Enquanto Haddad, segundo avaliações internas, enfrenta dificuldades para se conectar com a base popular — como observou Lula em confidência recente ao afirmar que “Haddad não tem pele de povo” —, Santana é descrito como um l&iac ute;der que “transpira povo” e possui desenvoltura semelhante à de Lula em palanques. A análise dos bastidores revela que, embora a prioridade absoluta do PT seja a reeleição de Lula em 2026, a eventual escolha de um sucessor envolve nomes como Haddad e Camilo. Lula, segundo fontes partidárias, prefere manter múltiplas opções até se decidir, acompanhando de perto tanto o desempenho de Haddad quanto o de Camilo em aparições públicas e no cenário interno.
A frase: "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir". É só uma reflexão.
Mudança de chave (Nota da foto)
Nos dias 28 e 29 de novembro, a capital cearense será a sede da transição energética mundial. O Centro de Eventos do Ceará receberá o World Summit on Energy Transition (WSoET), a Cúpula Mundial sobre Transição Energética. O evento é uma realização do Winds for Future, da Advanced Leadership Foundation, do Global Institute for the Future of Tourism e tem co-organização do Estado do Ceará.
Morreram
O famoso Tenente Gondim, terror dos fora da lei no Ceará e o ex-Presidente da OAB-Ce, e Secretário de Segurança no Estado, dr.Feliciano de Carvalho.
Santidade
Estão reabertos os estudos para beatificação do Padre Redondo, um missionário fugido da perseguição do Marquês de Pombal aos Jesuitas que morou e morreu no Convento de Baturité e fez milagres no Crato.
História
Faz muito anos, a primeira vez que ouvi falar no padre Arthur Emilio Azevedo Redondo, S.J. Foi quando li uma nota – publicada num jornal de Crato – sobre a freira Irmã Costa, da Congregação das Filhas de Santa Teresa.
Santo Redondo
Ela agradecia a cura de uma enfermidade irreversível nos olhos, graça alcançada por intercessão do Padre Redondo. O médico desenganara a religiosa e anunciara a cegueira para sua visão.
Nem piscou
Ela não se abalou. Pediu a Deus, tendo como intercessor o Padre Redondo, que tal desgraça não acontecesse. E morreu velhinha, mas enxergando. Padre Redondo "chegava a levitar" quando, na missa, consagrava hóstia e vinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário