Coluna do Macário Batista para 25 de novembro de 2024



Uma rede e um pé na parede
No sertão o coronel enrolava o cigarro de palha, riscava a binga e fazia fumaça. Ai começava a conversa sobre o gado, os animais fêmeas, os bodes, as cabras, o leite e o queijo, até desembocar nas lérias que vinham das bodegas, seja da cidade ou das beiras das estradas.
Tinha muita verdade, mas exagero e mentira era a dar com pau. De riqueza a traição, de fuxico a olho piscado para o que um contava como vantagem. E as puladas de cerca, muitas delas já conhecidas do poderoso, personagens de andanças por casas de compadres e meeiros.
Na politica de hoje, onde mudam os coronéis e os costumes são diferentes, as bodegas são os salões palacianos ou as poltronas confortáveis de suas vivendas ou até a bordo de aviões a jato cruzando céus a caminho de entretenimento ou até mesmo de trabalho.
Bota fulano diz um. O outro não aceita. Então bota o outro e o outro cai em desgraca, até que avaliam o que seria melhor para eles e seus partidos, eles e seus parceiros, eles e as conveniências de cada cargo, posto e até a facilidade de uma eleição, direta ou indireta.
Tendo em vista coronéis modernizados com práticas parecidas, ou nem tanto, porque inovam, estamos às portas de uma eleição pra presidência da Assembleia do Estado e demais posições na Mesa e as escaramuças brilham ao sol das caçarolas.
Ontem foi um. Hoje é outro. Será o mesmo amanhã?
A frase: "O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei". Bolsonaro na rede social.
Os cearenses citados pela PF (Nota da foto)
Os generais cearenses Estevam Theóphilo Gaspar de Oliveira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira aparecem na lista de pessoas indiciadas pela Polícia Federal (PF) no inquérito que investiga tentativa de golpe de estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Agora facilitou pro Camilo
O senador queria muito um lugar pra dona Onélia
Santana no Tribunal de Contas do Estado. Saindo Santana e com ele o contra-parentesco, abrem-se as cortinas, as estrelas vão ao palco e o show começa. Elmano botou Romeu na mão de Cid Gomes. Manda quem pode e às vezes quem obedece.
Foi assim o recado de Elmano
-Nós conversamos com o próprio senador Cid. O líder do meu Governo é um nome que unifica. Eu estou muito satisfeito que o lider do meu governo vá ser o presidente da Assembleia porque eu tenho plena confiança nesse companheiro Romeu Aldigueri.
Complicado
As acusações formais da PF são um novo golpe nos planos de Bolsonaro de concorrer à Presidência em 2026. Aliados dele querem anular decisão do TSE de torná-lo inelegível devido aos seus ataques à legitimidade do sistema de votação do país em 2022, mas o avanço das investigações deve complicar a situação do ex-presidente.
800 páginas
O relatório final da PF após quase dois anos de investigações tem mais de 800 páginas, segundo uma das fontes.A Polícia Federal disse em comunicado que os investigados foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Provas provadas
"As provas foram obtidas por meio de diversas diligências policiais realizadas ao longo de quase dois anos, com base em quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário, fiscal, colaboração premiada, buscas e apreensões, entre outras medidas devidamente autorizadas pelo poder Judiciário", disse a PF.
País vai pro pé do rádio
"O país vai parar acompanhando o julgamento, ainda mais esse, que deve ser o julgamento da história, do século. Então, dois anos depois de sair -- aliás, de fugir do país antes de entregar o cargo --, Bolsonaro continua na mídia, infernizando a vida do país. Ricardo Kotscho, jornalista.
E mais...
O que é mais incrível nesse negócio todo, essa semana, depois do que foi revelado na segunda-feira passada, o Bolsonaro não falou nada. Ele ficou em absoluto silêncio. (...) Daqui a pouco ele vai para o hospital e a gente vai continuar falando dele.
Além disso...
Tem tanto problema grave no Brasil para ser resolvido e não sai disso. É isso que lamento, eu entendo que tem o processo jurídico (...), mas eu não vejo saída. Não sei se vocês têm alguma ideia do que pode acontecer para o país voltar a viver em paz, que é o que todo mundo quer, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário