Eleição para nova gestão da OAB Ceará mobiliza advocacia do estado


Advogados e advogadas de todo o Ceará vão escolher no próximo dia 19 de novembro a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) para o triênio 2025-2027. Além de um novo presidente para a entidade, serão eleitos também conselheiros federais e estaduais e outros membros da diretoria.

São duas as chapas que disputam o comando da OAB-CE. Pelas regras, cada chapa deverá ter em sua composição um percentual de 50% de mulheres e 50% de homens. Além disso, no mínimo 30% de cada uma deverá ser formada por advogados negros.

Chamada “Reconecta OAB”, a Chapa 10 é liderada por Fábio Timbó e propõe uma mudança na administração da Ordem com foco na modernização e maior acessibilidade da instituição para todos os advogados do Ceará. Timbó defende promover uma gestão participativa e transparente, ampliando o diálogo entre a OAB-CE e os advogados, e dando maior ênfase às demandas da advocacia cearense.

Além disso, defende que a OAB-CE deve “atuar de forma autônoma e independente, livre de alinhamentos governamentais ou partidários, buscando resgatar o protagonismo da Ordem”. A vice-presidência da chapa é ocupada por Mabel Portela. A chapa 10 tem apoio do ex-presidente da Ordem, Marcelo Mota.

A chapa 20, intitulada “Pela OAB. Por Você”, é encabeçada por Christiane Leitão e representa a continuidade da atual gestão, sendo apoiada pelo atual presidente da Ordem, Erinaldo Dantas. A chapa defende continuar “uma gestão comprometida com o fortalecimento das prerrogativas dos advogados e com a igualdade de gênero na advocacia”.

A chapa defende ainda uma continuidade das políticas de valorização e defesa da advocacia, com foco na melhoria das condições de trabalho e no acesso a direitos, além de uma gestão ética e responsável. Caso eleita, Christiane será a primeira mulher a presidir a OAB-CE em 91 anos. O vice na chapa é o atual secretário-geral da OAB-CE, o advogado David Peixoto.

O voto  na eleição da OAB Ceará é obrigatório para todos os advogados e advogadas adimplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário