Mudanças reclamadas


RC critica mudança em espaço da UFC para homenagear aluno morto na ditadura

O ex-prefeito Roberto Cláudio  (PDT) criticou a decisão da Universidade Federal do Ceará (UFC) de mudar o nome da Concha Acústica, espaço ao lado da reitoria da instituição, no bairro Benfica, em Fortaleza. O local é dedicado à realização de eventos artísticos e acadêmicos, como a colação de grau dos alunos da instituição.

No início do mês, a UFC anunciou mudança no nome do equipamento para homenagear Bergson Gurjão Farias, ex-aluno da instituição assassinado durante o período da ditadura militar. Antes, a Concha Acústica lembrava o nome do professor Martins Filho, primeiro reitor e fundador da UFC.

“Qual o problema por trás de tudo isso? A Concha Acústica já tinha nome (…). O professor Martins Filho, junto de outros homens e mulheres ajudou não só a fundar a UFC, mas a mudar a história do Ceara, porque foi a partir da criação da Universidade Federal do Ceará que outras universidades foram criadas”, disse Roberto Cláudio em vídeo publicado nas suas redes sociais nessa segunda-feira (11).

RC afirmou que uma parte da história da Universidade está sendo “apagada” e pediu que a UFC repense a decisão.

“Infelizmente, exatamente no ano em que a UFC completa 70 anos, ano de celebrar a história e a memória da UFC, o pedaço mais importante dessa história está sendo inexplicavelmente apagada. Que a direção da UFC possa repensar esse ato e fazer uma outra homenagem ao estudante Bergson Gurjão, mas que jamais seja apagada da memória do Ceará, da UFC e dos cearenses o belíssimo e inovador trabalho do professor Martins Filho”.

Roberto Cláudio e sua família têm fortes laços com a história da UFC. Além de ex-aluno da Universidade formado no curso de Medicina, RC é filho de um ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota Bezerra. Seu avô, Prisco Bezerra, foi professor da mesma instituição, dando nome ao campus principal da Universidade. A mãe de RC, Maria das Graças, foi servidora federal da UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário