Assembleia Legislativa define novo comando na segunda
Atual presidente da Alece, Evandro Leitão, anunciou nova data para eleição da Mesa Diretora. Quinta-feira foi de negociações para fechar chapa
Os deputados estaduais do Ceará se preparam para eleger o novo comando da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) para o biênio 2025-2026. O prefeito eleito de Fortaleza, deputado Evandro Leitão (PT), que ainda está no posto de presidente da Alece, adiantou a data da eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Inicialmente prevista para a próxima terça-feira (3), a eleição agora ocorrerá na segunda-feira (2), conforme anunciou Evandro.
“Assinei, nesta quinta-feira (28), o ato convocatório da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para a realização da Sessão Preparatória, no dia 2 de dezembro, às 10h, no Plenário 13 de Maio, que elegerá a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025-2026”, informou Evandro pelas redes sociais.
“Desejo que a nova composição da Mesa Diretora siga o caminho da transparência, da defesa da democracia e do compromisso com o bem-estar dos cidadãos cearenses”, completou.
Articulações
Sem realização de sessão plenária, essa quinta-feira (28) foi marcada pelas discussões nos bastidores em torno da formação da chapa para a nova Mesa Diretora. Os deputados estiveram reunidos pela manhã tratando da formação da chapa, que será liderada por Romeu Aldigueri (PDT), confirmado como o candidato ao cargo de presidente da Alece.
Inicialmente previsto para essa quinta-feira, o anúncio dos nomes dos deputados que estarão na chapa e em quais cargos não ocorreu, ao menos até o fechamento desta matéria, mas deve ocorrer nesta sexta-feira (29).
Foi o que indicou o deputado Fernando Santana (PT), que abriu mão da candidatura à presidência da Alece, mas segue participando das articulações, que foram iniciadas por ele. Ao fim da manhã dessa quinta, Santana não confirmou nenhum nome para a Mesa Diretora, além de Romeu Aldigueri. Ele revelou que o grupo ainda aguardava a participação do deputado Evandro Leitão nas articulações.
O atual presidente do Legislativo estadual vem participando ativamente das discussões sobre a sua sucessão. “Todos os deputados são possíveis de compor a Mesa. Estamos fechando isso, devemos fechar até hoje (28) a noite, no máximo, e amanhã nós deveremos ter os nomes”, completou Santana.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora é o órgão mais alto na administração da Assembleia Legislativa do Ceará, sendo responsável pela condução dos trabalhos administrativos e legislativos da Casa. É formada por um grupo de dez deputados, que se dividem em sete membros titulares: presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; 3º secretário e 4º secretário. Além disso, há três membros suplentes no colegiado.
O mandato do grupo tem duração de dois anos. Os membros da nova Mesa Diretora assumem as funções no início de 2025.
Alguns nomes
Antes do anúncio oficial, alguns nomes foram confirmados pelos próprios deputados indicados para determinados cargos da Mesa Diretora. É o caso, por exemplo, de Danniel Oliveira (MDB), que confirmou ocupar o cargo de 1º vice-presidente, e de Felipe Mota (União Brasil), que confirmou que será o 3º secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário