Presidência da CMFor: Léo Couto é o indicado de Evandro


Adail Jr. (PDT) será 1º vice-presidente na Mesa Diretora; outros nomes ainda serão definidos. Liderança do governo fica com vereador do PSD

O prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), definiu o nome para lançar como candidato à presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para o biênio 2025-2026: será o vereador reeleito Léo Couto (PSB).

Nome atuante na oposição ao atual prefeito José Sarto (PDT), Couto participou ativamente da campanha de Evandro. É um nome próximo ao ministro Camilo Santana (PT) e é do mesmo partido do senador Cid Gomes, embora esteja no PSB desde antes da sigla filiar os cidistas. Além disso, Couto é filho e neto de ex-presidentes do Legislativo fortalezense. Seu pai, José Maria Couto, e o avô, Gerôncio Bezerra, já comandaram a CMFor.

Evandro não deve ter dificuldades para eleger o aliado para o comando do Legislativo. Na nova composição da CMFor, o prefeito eleito já conta com maioria dos vereadores na sua base de apoio. Sua coligação - formada por PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, Republicanos e MDB - elegeu  14 vereadores. Além disso, após o primeiro turno da eleição, outros vereadores eleitos passaram a apoiá-lo. Com isso, o petista reuniu o apoio de 23 vereadores do total de 43 em Fortaleza. Além disso, mais vereadores ainda podem aderir à base do novo governo.

O cargo de presidente da Câmara é estratégico para o novo governo, pois cabe a ele colocar na pauta os projetos de interesse da gestão municipal.

Mesa Diretora

Conforme O Estado apurou, os nomes de aliados de Evandro que vão estar em cargos estratégicos na Câmara Municipal foram definidos em uma reunião com o prefeito eleito e vereadores aliados.

O vereador Bruno Mesquita (PSD) informou ao O Estado que a composição da chapa para a eleição da Mesa Diretora ficou a critério de Léo Couto, mas uma decisão já tomada pelo grupo é a de que o primeiro vice-presidente será o vereador Adail Jr. (PDT), que integrou a minoria do PDT de Fortaleza que declarou apoio a Evandro no segundo turno da eleição. O PDT seguirá como a maior bancada na CMFor, com oito vereadores.

Pelo Regimento Interno da Casa, a Mesa Diretora deve ter uma representação proporcional às bancadas partidárias que compõem a CMFor na legislatura. Mesquita citou que o critério da proporcionalidade será um dos fatores levados em conta na formação da Mesa Diretora.

Liderança do governo

Também foram definidos os nomes para a liderança do governo de Evandro. Bruno Mesquita será o líder; ele é do mesmo partido que a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD). Segundo Mesquita, o convite veio do próprio Evandro e, em seguida, apreciado e aprovado pelos colegas. Os vereadores Adriana Almeida (PT) e Aglaylson (PT) serão os vice-líderes do prefeito.

Os vereadores no papel de liderança do governo na Câmara atuam como “porta-vozes” do Paço Municipal, apresentando, defendendo e buscando viabilizar a aprovação das medidas enviadas pelo prefeito ao Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário