Presidência da CMFor: base de Sarto espera conversas com Léo e “consenso” sobre Mesa
O conjunto de vereadores que compõem a base de apoio ao atual prefeito José Sarto (PDT) ainda não tem posição definida sobre a eleição para presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Como O Estado apurou, o grupo aguarda avançar nas conversas com o candidato apoiado pelo prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), que definiu o vereador Léo Couto (PSB) para comandar o Legislativo municipal.Reuniões nesse sentido já estão ocorrendo e devem “esquentar” a partir desta semana. Conforme o vereador Michel Lins (PRD), Léo Couto sinalizou que iria buscar o grupo de situação do atual governo municipal. "Se o Léo se coloca como candidato, ele deverá estar conversando com todos nós. Nos bastidores, estamos unificados na ideia de que precisamos dialogar e conversar bastante para achar os melhores caminhos para a Casa. Não pode ser algo goela abaixo”, disse o vereador ao O Estado.
Os partidos na base de Sarto são PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC. Por esse grupo, foram eleitos 19 vereadores.
Lins diz que a construção da nova Mesa Diretora tem de ser através do “diálogo democrático das forças partidárias eleitas e não pela imposição de alguém”. Esse deverá ser, inclusive, o ponto principal dessas conversas. Órgão que administra o Legislativo municipal, a Mesa Diretora é composta por dez cargos (contando com os suplentes). Sua formação deve levar em conta o critério de proporcionalidade, incluindo representantes das maiores bancadas partidárias na Casa.
Havendo “consenso” em torno da formação da Mesa Diretora, o esperado é que haja apenas uma chapa na eleição, justamente a liderada por Léo Couto. Para sair vencedora, a chapa precisa de 22 votos entre os 43 vereadores da CMFor.
Por outro lado, uma candidatura à reeleição do atual presidente da CMFor, vereador Gardel Rolim (PDT), não está descartada; um posicionamento dele ainda é esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário