Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura observa-se a 2 de dezembro. Apesar dos progressos registados, a abolição da escravatura é ainda uma meta em pleno século XXI, constituindo-se o dia 2 de dezembro como uma altura de reflexão e de luta contra esta realidade. A escravatura ainda se faz sentir nos dias de hoje de várias formas: trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, entre outros. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que mantém o Programa de Ação Especial para Combater o Trabalho Forçado, uma grande porcentagem das vítimas de tráfico de seres humanos são encaminhadas para exploração sexual, sendo que metade delas tem menos do que 18 anos. A escravatura &eacut e; um crime, sendo que aqueles que o cometem, permitem ou toleram devem responder perante a justiça. Essa comemoração foi criada em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estima que existam 27 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.
A frase: "O racismo não está piorando, está sendo filmado". Quem disse isso tem visto muita televisão.
Escravidão no Brasil (Nota da foto)
Para muitos a escravidão apenas trocou as correntes por instrumentos são dolorosos quanto aqueles. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou neste mês de novembro no resgate de 11 trabalhadores que estavam sendo submetidos a uma condição análoga à escravidão na região de Imperatriz/MA, sul do Maranhão.
Adventum
O Advento inicia-se no dia 1 de dezembro de 2024,ontem, e termina no dia 24 de dezembro, Véspera de Natal. Este é o período antes do Natal em que a igreja se prepara para a comemoração do nascimento do Menino Jesus.
Volta ao balcão
No fim de semana os deputados estaduais cearenses, interessados em lugar na mesa diretora da Casa, sentaram numa grande roda traçando o que seria o quê, pra quem.
Do goleiro ao ponta esquerda
A conversa era sobre as indicações políticas, claro, para a presidência da Alecem com nome mandado pelo Governador Elmano de Freitas, os três vice-presidentes, os secretários e os de menor escalão.
Quem vai ser o quê
O deputado Romeu Aldigueri (PDT), candidato do governo Elmano de Freitas (PT) à presidência da Assembleia Legislativa, confirmou a composição de sua chapa. A definição contou com a participação do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), que sairá do cargo de presidente da Casa para assumir Fortaleza. A votação ocorre na próxima segunda-feira, 2.
Os nomes: Romeu Aldigueri (PDT) – Presidente;Danniel Oliveira (MDB) – 1º Vice-presidente;Larissa Gaspar (PT) – 2ª Vice-presidente;De Assis Diniz (PT) – 1º Secretário;Jeová Mota (PDT) – 2º Secretário;Felipe Mota (União) – 3º Secretário;João Jaime (PP) – 4º Secretário;Vogal: Luana Regia (Cidadania);Vogal: Emília Pessoa (PSDB);Vogal: David Durand (Republicanos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário