Com Romeu Aldigueri presidente, Alece elege nova Mesa Diretora

 


Chapa única na eleição teve ampla maioria, com 44 votos. Deputados do PL, Alcides Fernandes apresentou voto contrário e Carmelo Neto faltou votação

O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi confirmado como o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Nessa segunda-feira (2) ocorreu a eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025-2026. Aldigueri liderou a chapa única na disputa, eleita com 44 votos entre o total de 46 parlamentares na Casa. O deputado Alcides Fernandes (PL) foi o único a apresentar voto contrário. Já o deputado Carmelo Neto (PL) não compareceu à sessão e não votou.
Além de Aldigueri, foram eleitos outros nove deputados para o colegiado responsável pela administração do Parlamento cearense. São eles: Danniel Oliveira (MDB), como 1° vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2° secretário; Felipe Mota (União Brasil), 3° secretário; João Jaime (PP), 4º secretário.
Os deputados Luana Régia (Cidadania), Emília Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1ª, 2ª e 3º suplentes.
A nova Mesa Diretora tomará posse no início do próximo ano legislativo, em 1º de fevereiro de 2025. Como o atual presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), foi eleito prefeito de Fortaleza, ele deve se afastar do mandato parlamentar para assumir o Executivo municipal em 1° de janeiro de 2025. Com isso, a Alece será comandada pelo atual 1° vice-presidente, deputado Fernando Santana (PT), até a posse da Mesa Diretora eleita.
Discurso do presidente eleito
Após ser eleito o próximo presidente do Legislativo estadual, Romeu Aldigueri foi à tribuna discursar. Ele agradeceu aos outros 45 deputados, inclusive o único voto contrário que recebeu, do deputado Alcides Fernandes. Aldigueri elogiou a gestão de Evandro Leitão à frente da Assembleia e, ao cumprimentar Domingos Filho (PSD), que estava presente na eleição da Alece, lembrou de outros ex-presidentes da Casa: “Tanta gente boa, que nos engrandece com a tarefa de continuar o legado desta Casa”.
Aldigueri também lembrou o deputado Fernando Santana (PT), que inicialmente era o indicado pelo governo para presidir a Alece no próximo biênio, mas abriu mão da candidatura após conflito entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB) envolvendo o comando do Parlamento cearense.
O presidente eleito da Alece ainda destacou que a Casa completa 190 anos em 2025 como uma “das mais transparentes e respeitadas na República, graças à tarefa do presidente Evandro e também dos demais presidentes que passaram por essa Mesa”.
Ele finalizou o discurso na tribuna emocionado, lembrando o pai, Aníbal Arruda, falecido em abril deste ano. “Agradeço à minha família e ao meu pai, que Deus levou aos 90 anos, que me ensinou: 'Meu filho, seja bom, faça e pratique o bem'. É o que nós vamos fazer”.
Nova Mesa Diretora
Em relação à nova Mesa Diretora, Aldigueri destacou a pluralidade do grupo. “Procuramos fazer uma Mesa Diretora eclética, onde existem três mulheres, oito partidos políticos, uma Mesa de deputados da situação, da oposição, deputados que se declaram independentes, inclusive deputados de diferentes posições geográficas, temos deputados que representam todas as regiões do Ceará entre os dez colegas da Mesa", destacou.
A representatividade feminina é um dos destaques da nova Mesa. Segunda vice-presidente eleita, a deputada Larissa Gaspar é a primeira mulher a ocupar esse posto, sendo a posição mais alta já ocupada por uma deputada na Casa.
Próxima gestão
Na coletiva de imprensa depois da eleição, o futuro presidente da Alece falou ainda sobre a futura gestão da Casa legislativa, prometendo dar continuidade à atual administração e aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da população cearense. “Vamos procurar fazer política com ‘p’ maiúsculo, dialogando muito. Esta é a diretriz que toda a Mesa Diretora irá seguir a partir do ano que vem, continuando esse grande e extraordinário trabalho do Evandro, que levou a Assembleia para mais perto da população”, disse Romeu Aldigueri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário