Depois de queixas do prefeito eleito, MPCE pediu que Gabriella Aguiar, coordenadora da transição de governo, dê detalhes sobre solicitações não atendidas
As equipes da transição de governo em Fortaleza vem enfrentando um impasse sobre o repasse de dados da gestão no município. Após declarações do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), relatando dificuldades no processo da transição, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) oficiou a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) para que ela informe possíveis dificuldades no repasse de informações por parte da atual gestão municipal.
Além de vice-prefeita eleita de Fortaleza, ela é coordenadora da equipe de transição do prefeito eleito e está liderando as reuniões com os representantes da gestão do prefeito José Sarto (PDT).
Na segunda-feira (2) Evandro apresentou queixas sobre a transição de governo, afirmando que sua equipe está com dificuldade de receber dados por parte da atual gestão, sem especificar quais dados. Em resposta, nota da equipe do prefeito negou haver perguntas sem resposta e apontou que existem prazos para entrega das informações.
O MP do Ceará vem acompanhando a transição de governo em Fortaleza desde outubro de 2024. Em ofício enviado à Gabriella Aguiar, o órgão questiona se há fatos relevantes ou elementos de informação que precisam ser repassados para o Ministério Público para averiguação.
Conforme o decreto da transição, a comissão que representa a futura gestão no processo da transição pode solicitar acesso a quaisquer informações e/ou documentos da administração municipal, devendo estabelecer prioridades de modo que a Prefeitura disponibilize os documentos mais relevantes para o planejamento do novo governo e continuidade das políticas públicas.
“Assim, em caso de indício de irregularidade, a equipe de transição deverá informar a situação ao órgão ministerial, que poderá instaurar procedimento extrajudicial para averiguar os fatos”, diz nota do MPCE.
Nessa terça-feira (3) Gabriella Aguiar participou de uma visita ao hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) e comentou o impasse na transição de governo. Na ocasião, ela afirmou que ainda não tinha sido notificada pelo MP, mas garantiu entregar a relação dos dados ainda não recebidos após isso.
Gabriella reforçou o que foi dito por Evandro sobre as dificuldades no repasse das informações, dizendo que pode até estar havendo uma ‘falta de comunicação’.
“Nas reuniões temáticas, a maioria dos secretários nos apresenta as conquistas que eles avaliam da sua gestão. O que nós queremos são os principais desafios dos primeiros 100 dias de governo. Entendo até que é uma falta de comunicação no sentido de que o que eles estão trazendo não é exatamente o que a gente precisa. Precisamos de alguns dados concretos para os primeiros 100 dias”, disse a vice-prefeita eleita.
Equipes de Sarto e Evandro têm impasse sobre dados da gestão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário