O ex-presidente do PSDB no Ceará e ex-senador Luiz Pontes (foto) criticou a desfiliação de Socorro Martins do partido, afirmando que a medida foi “imposta” para que ela pudesse assumir a Secretaria de Saúde de Fortaleza. Socorro foi confirmada na semana passada como secretária na gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT). Até pouco antes do convite de Evandro para integrar seu governo, ela estava filiada ao PSDB, inclusive sendo presidente municipal do partido em Santa Quitéria, sua cidade natal.
Em publicação nas redes sociais, Pontes desejou sucesso para Socorro e afirmou que a desfiliação dela foi uma medida unilateral do presidente do diretório estadual e atual vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, “sem que outras pessoas e instâncias do partido tenham sido ouvidas”. Pontes chamou a decisão de “ato extremado, desnecessário e prejudicial ao partido”.
Para Pontes, a manutenção da agora ex-tucana na sigla não prejudicaria o projeto do PSDB no Ceará, que é de oposição ao PT. “Quanto ao PSDB, que sempre norteou suas decisões pelo equilíbrio, direito ao contraditório e à expressão de seus filiados, defendo que façamos uma oposição responsável, mas sem rancor nem extremismo”, escreveu Pontes.
O ex-presidente do PSDB falou ainda sobre a eleição em Fortaleza, em que o PSDB, junto com o PDT, teve uma derrota ainda no primeiro turno.”O resultado da eleição deve servir como um convite à reflexão e ao diálogo, promovendo um ambiente de colaboração entre os membros do PSDB e a sociedade. É hora de deixar de lado as divisões e focar no que realmente importa: o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade”.
O diretório estadual do PSDB não se manifestou até o fechamento desta matéria sobre as declarações de Luiz Pontes. No entanto, no último dia 11, quando foi anunciado o nome de Socorro Martins como futura secretária de Saúde de Fortaleza, o PSDB Ceará se manifestou informando que a desfiliação ocorreu a pedido da própria Socorro e destacou: “Não faremos parte do governo liderado pelo PT, permanecendo coerentes com nossos valores e compromissos com a sociedade brasileira”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário