Secretariado de Evandro: veja o que já está definido

O bode da Santa Casa  e do IJF Evandro vai deixar nas mãos da dra.Martins. 

Prefeito eleito de Fortaleza já confirmou gestores de áreas prioritárias. Expectativa é que sejam anunciados nos próximos dias chefes das demais pastas. Faltam duas.

Formando o novo governo para o município de Fortaleza, o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) adiantou até o momento os nomes de oito secretários que irão compor a sua gestão na Prefeitura. Evandro disse na última quinta-feira (12) que deverá convocar uma entrevista coletiva nesta semana para falar sobre o novo secretariado. A expectativa é que todos os nomes sejam oficializados ainda em 2024.

Evandro destacou que a equipe terá a missão de ajudá-lo a cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral: “para, a partir de 1º de janeiro de 2025,  fazer as entregas que nós nos comprometemos com a população fortalezense”. Já foram confirmados até agora os gestores de pastas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, além de Chefia de Gabinete e Secretaria de Governo, entre outras.

O último nome anunciado foi o do deputado federal  Idilvan Alencar (PDT), que será o próximo secretário municipal da Educação. No segundo mandato na Câmara dos Deputados, Idilvan tem longa trajetória na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), onde foi secretário executivo e adjunto entre os anos de 2007 e 2014. Ele chegou a comandar a pasta entre 2016 e 2018, no governo de Camilo Santana (PT). Também esteve à frente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre 2015 e 2016, como presidente da instituição.

Já a Saúde de Fortaleza será chefiada por Socorro Martins. Médica, ela já foi secretária da área na Capital na gestão de Roberto Cláudio (PDT), entre 2013 e 2016. Já comandou importantes equipamentos de saúde no Ceará, como o Hospital de Maracanaú, o Hospital Gonzaga Mota do José Walter, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e o Hospital de Messejana.

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã terá no comando o Coronel Márcio Oliveira. Na Polícia Militar do Ceará desde 1992, já foi o comandante-geral da instituição de 2020 a 2023 e é fundador do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Denise Carrá, confirmada nova secretária municipal de Turismo, é advogada e atual secretária de Eventos, Comunicação e Publicidade da Casa Civil do Ceará. Ela também já ocupou o cargo de secretária-executiva do Turismo, de 2015 a 2021, e da Casa Civil, de 2011 a 2014, além de ter sido procuradora jurídica da Cagece.

Também foram confirmados os nomes para as pastas mais “políticas” da gestão como a Secretaria Municipal de Governo, que ficará  a cargo de Júnior Castro (PT). Advogado e atual prefeito de Chorozinho, ele também é presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Além disso, já faz parte da equipe que representa Evandro no processo de transição de governo na Prefeitura.

O vereador reeleito de Fortaleza Eudes Bringel (PSD) foi confirmado para  a Chefia de Gabinete. Ele já coordenou projetos na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) e é vice-presidente da Federação Cearense de Futebol.

Está confirmada também Silvia Correia, que irá assumir a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM). Economista, foi secretária adjunta da Controladoria Geral do Estado entre 2007 e 2014. Atualmente, é controladora da Assembleia Legislativa do Ceará.

Por fim, Hélio Leitão, advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), foi anunciado como próximo procurador-geral do Município. Ele já foi secretário estadual da Justiça e Cidadania e atualmente integra o Conselho Federal da OAB.

São até agora oito gestores confirmados para cerca de 30 secretarias que compõem a administração municipal. Além disso, há pelo menos 27 órgãos da administração indireta como fundações, institutos, agências, coordenadorias, autarquias, entre outros, que devem ter também mudanças no comando. Até o momento, o prefeito eleito não falou em extinguir órgãos já existentes na Prefeitura de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário