Suplentes irão ao palco

Formação de secretariado de Evandro muda composição da Câmara Municipal

A formação do secretariado do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), já impacta a composição da Câmara Municipal (CMFor). Isso acontece porque Evandro anunciou entre os secretários da sua gestão ao menos três vereadores eleitos na Capital: Eudes Bringel (PSD); Júlio Brizzi (PT) e Apollo Vicz (PSD). Evandro anunciou ao longo da última semana os novos secretários e mais nomes ainda devem ser oficializados até o fim do ano.

Com a ida de vereadores para o Executivo municipal, as suas vagas na CMFor serão ocupadas pelos suplentes dos partidos, pela ordem da votação que obtiveram na eleição de 2024. Isso significa que o primeiro suplente a ser chamado quando surge uma vaga é aquele que obteve mais votos na eleição.

No caso do vereador eleito Júlio Brizzi (PT), que será o secretário municipal da Juventude, a vaga deverá ser assumida por Dr. Vicente (PT). Tendo recebido 7.574 votos, ele é o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Vicente já estava com mandato em exercício na Câmara, já que ele assumiu no lugar de Guilherme Sampaio (PT), que foi para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Já o PSD deve ter duas substituições na CMFor. Dois vereadores eleitos foram escolhidos por Evandro como secretários. Eudes Bringel (PSD) foi confirmado para assumir a Chefia de Gabinete do prefeito eleito e Apollo Vicz para a Secretaria da Proteção Animal. Dessa forma, dois suplentes do PSD devem ir para a Câmara. São eles: Tony Brito, que recebeu 12.177 votos; e Estrela Barros, que conseguiu 9.469 votos. Estrela, inclusive, já é vereadora atualmente. Apesar de não ter conseguido se reeleger em 2024, ela seguirá na Câmara graças ao afastamento de vereadores eleitos do seu partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário