Costura solidária: crianças do Hias ganham bonecos de pano bordados com histórias de superação
Ingrid Mayara e Maria Esther brincam com companheiro de pano doado pelo projeto
Na manhã desta quarta-feira (15), as crianças assistidas pelo Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam uma visita especial das voluntárias do projeto sem fins lucrativos À Flor da Pele. Durante a ação, 155 “companheiros” de pano bordados à mão foram entregues aos pequenos internados na unidade.
“Estamos deixando companheiros para os filhos de vocês. Cada um deles carrega histórias de superação e solidariedade. Essa é a nossa maneira de oferecer conforto e carinho às crianças hospitalizadas”, afirmou Madalena Fontenelle, coordenadora do projeto À Flor da Pele, durante a interação com os cuidadores dos pacientes do Centro Pediátrico do Câncer do Hias.
Viviane Borges, 17 anos, é paciente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) há quatro anos
Cada boneco vem acompanhado de uma certidão de nascimento e uma história bordada. A história é narrada para as crianças pelas voluntárias, que também são chamadas de “fadinhas”. Esta foi a terceira visita do projeto ao hospital, e contou com a participação de nove participantes.
“Em momentos bonitos como estes, a gente sente o acolhimento e uma atenção especial na rotina do hospital, e isso contribui para a nossa motivação no tratamento”, compartilha Viviane Borges, de 17 anos, que está em tratamento contra o câncer de neuroblastoma.
As “fadinhas” do projeto À Flor da Pele narram histórias de luta e esperança para as crianças internadas no Hospital Infantil Albert Sabin
Sobre o projeto
Cada boneco de pano entregue no Hias carrega uma história de superação, proporcionando momentos de afeto e motivação para os pequenos pacientes
Idealizado pela artista plástica e professora Terezinha Bevilaqua, em São José dos Campos (SP), o projeto À Flor da Pele consiste na confecção de bonecas de pano bordadas à mão, com histórias autorais que abordam temas de luta, superação, solidariedade, aceitação, afetos e mudanças.
Feitas por bordadeiras voluntárias, as bonecas são doadas a crianças internadas em hospitais e idosos em asilos, visando despertar a imaginação e promover sentimentos positivos, auxiliando no bem-estar e na recuperação desses pacientes. O projeto está presente em diversas regiões do Brasil e também em países como Portugal, Estados Unidos, Chile, Canadá e México.
Nenhum comentário:
Postar um comentário