Base de Evandro na CMFor tem 32 vereadores e mais quatro podem apoiar governo



O número de vereadores compondo a base do prefeito Evandro Leitão (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) está atualmente em 32 e mais três ou quatro participam de conversas, podendo entrar nesse grupo e ampliar o apoio ao novo governo no Poder Legislativo. As informações são do líder do governo Evandro na CMFor, vereador Bruno Mesquita (PSD). Ao todo, são 43 parlamentares na Câmara de Fortaleza.
A coligação pela qual Evandro foi eleito - formada por PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, Republicanos e MDB - elegeu 14 vereadores. No segundo turno da eleição, subiu para 23 o número de vereadores apoiando o petista. Além disso, desde a conclusão do processo eleitoral, mais parlamentares vêm aderindo à base do novo governo.
O líder preferiu não revelar quais os vereadores que participam dessas conversas: “Alguns (vereadores) vieram do outro governo, estão consultando suas bases, consultando seus amigos (...). E a gente está aguardando e respeitando o momento de cada um. Para muitos, é uma virada de chave maior, para outros é apenas uma composição já que tem um lado mais parecido com o nosso. (...) Eles estão conversando com as suas bases para saber o que é melhor para os mandatos de cada um”.
Um desses vereadores que podem ir para a base do governo seria PPCell (PDT). Com isso, quase a totalidade da bancada pedetista seria da base de Evandro. Com oito vereadores eleitos, o partido tem a maior bancada partidária na Câmara. A exceção seria Jânio Henrique (PDT). Conforme Bruno Mesquita, ele vai fazer parte da oposição.
Além disso, o União Brasil também terá membros na base de Evandro. O vereador Márcio Martins vai assumir uma pasta na gestão municipal, a Secretaria Executiva Regional X. Com isso, o suplente René Pessoa vai ocupar a vaga e compor a base do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário