Bom dia

 


PSB vai analisar casos de Bebeto e Braguinha em Comissão de Ética

Os dois prefeitos foram eleitos nas cidades de Choró e Santa Quitéria, mas nem chegaram a assumir por suspeitas de crimes nas eleições

A direção estadual do PSB constituiu uma Comissão de Ética para analisar os casos de dois prefeitos de cidades cearenses filiados ao partido que enfrentam problemas na Justiça Eleitoral. São eles Bebeto Queiroz (Choró) e José Braga Barroso, o Braguinha (Santa Quitéria). Ambos foram eleitos em 2024, mas não puderam assumir os mandatos por decisões judiciais. Os dois são investigados por supostas ações criminosas durante as eleições.

A decisão do PSB de tomar providências sobre os casos dos dois gestores ocorreu em reunião na última segunda-feira (13). Vão compor a Comissão de Ética Socorro França, Elias José e Dênis Bezerra. Os três integram a Executiva Estadual do partido. O grupo deve iniciar um processo interno, ouvir os dois prefeitos eleitos, além de outros envolvidos em cada caso, e elaborar um parecer.

Nota interna do PSB Ceará dirigida aos filiados e militantes afirma que "foram noticiadas graves denúncias que envolvem nossos filiados, situação que naturalmente demanda apuração rigorosa e isenta”. O texto afirma que o partido “está empenhado em conduzir o processo interno de averiguação de forma célere e responsável, em consonância com os valores que defendemos”.

A nota lembra que a Constituição Federal assegura a todos o direito ao contraditório e à ampla defesa e, assim, o PSB irá zelar pelo respeito a esses direitos fundamentais.

"Qualquer medida disciplinar ou administrativa adotada pelo partido seguirá estritamente os ritos legais e regimentais, garantindo que os princípios constitucionais sejam respeitados. Confiamos na Justiça e na integridade das instituições para esclarecer os fatos e reafirmamos que o combate à corrupção é uma prioridade inegociável para o PSB. No entanto, esse compromisso não pode prescindir da observância rigorosa dos
direitos e garantias individuais", ressalta o texto.

Ainda sem prazos definidos, a nota diz que "breve" a Comissão vai iniciar os trabalhos, "respeitando o devido processo legal, a Constituição Federal e o Estatuto Partidário". O PSB é atualmente o maior partido do Ceará em número de prefeituras. Foi a legenda que mais elegeu prefeitos em 2024, com 65 gestores ao todo.

Tanto Bebeto como Braguinha correm risco de perder os mandatos. Eles viraram alvos do Ministério Público Eleitoral, que pediu a cassação do diploma dos dois por situações distintas. Atualmente, Bebeto é considerado foragido da Justiça e Braguinha está em prisão domiciliar.

Em Choró, Bebeto é investigado por suspeita de participação em uma esquema  de corrupção em que teria usado recursos de emendas parlamentares para compra de votos e, assim, influenciar o resultado das eleições municipais. Além disso, também foi alvo da Operação Ad Manus, do MP estadual, que apontou irregularidades em contratos para prestação de serviço de abastecimento de veículos na Prefeitura de Choró.

Já em Santa Quitéria, Braguinha é suspeito de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) considerou haver provas e “fortes indícios” de crimes no processo eleitoral na cidade, incluindo ameaças diretas a eleitores, cancelamento de comícios e eventos de campanha, expulsão de opositores e outras intimidações com fins eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário