Bom dia

 

Escolhas de Evandro e Elmano para secretariados alteram CMFor e Alece
Sete vereadores de Fortaleza deixam Câmara para comandar secretarias. Alguns deputados agora são prefeitos, secretários municipais ou estaduais
As definições recentes no primeiro escalão da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado causaram mudanças na composição dos Parlamentos municipal, estadual e até na bancada cearense da Câmara Federal. Isso ocorre porque o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que está iniciando a gestão e formando seu secretariado, escolheu parlamentares para comandar secretarias e demais órgãos do município.
Além disso, o governador Elmano de Freitas (PT) promoveu uma reforma no seu governo, de forma que alguns parlamentares deixam e outros assumem o comando de secretarias e órgãos estaduais.
O prefeito Evandro Leitão já anunciou os nomes dos principais cargos da sua administração. Seis vereadores eleitos de Fortaleza estão incluídos nessa relação. Com isso, as vagas na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) vão ser ocupadas por suplentes dos seus partidos. Após a eleição, os suplentes formam uma lista ordenada de acordo com a votação que receberam. Isso significa que o primeiro suplente a ser chamado quando surge uma vaga é aquele que obteve mais votos na eleição.
O vereador Eudes Bringel (PSD ) vai ser o chefe de gabinete do prefeito, Apollo Vicz (PSD) vai comandar a Secretaria Municipal da Proteção Animal e Erich Douglas (PSD) foi anunciado como titular da Secretaria de Proteção Animal do Ceará. Com o afastamento dos três vereadores do PSD para assumirem as pastas, três suplentes do partido assumem suas vagas na CMFor. São eles: Tony Brito (PSD); Estrela Barros (PSD) e Danilo Lopes (PSD).
Já o vereador Júlio Brizzi (PT) volta ao comando da Secretaria Municipal da Juventude. Com isso, a vaga foi assumida pelo primeiro suplente da federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que é o Dr. Vicente (PT). A vereadora eleita Lucimar Vieira Martins, a Bá (PSB), vai ser a titular da Secretaria Executiva Regional 8; Luiz Sérgio (PSB) assume a vaga.
Do União Brasil, Márcio Martins vai comandar a Secretaria Executiva Regional 10. No lugar dele, assume René Pessoa (União Brasil), neto do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil).
Wellington Sabóia (Podemos), que foi presidente do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) na gestão de José Sarto (PDT), vai voltar ao cargo na gestão de Evandro. Com isso, a primeira suplente do Podemos, Dayane Costa, assume mandato na CMFor.
Já a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) também vai apresentar mudanças na sua composição. Alguns deputados aceitaram convite para comandar pastas no Poder Executivo, principalmente no governo Elmano. Presidente da Alece até início de fevereiro, Fernando Santana (PT) vai se licenciar para ser chefe da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. Assim, Guilherme Sampaio (PT) continua no mandato como suplente.
Na bancada do PDT, dois deputados se licenciam: Osmar Baquit, que será titular da Secretaria Executiva Regional 4 da Prefeitura de Fortaleza, e Lia Gomes, que vai assumir a Secretaria das Mulheres do Ceará. As vagas de Baquit e Lia vão ser ocupadas pelos suplentes Tin Gomes (PDT) e Guilherme Bismarck (PDT). Além disso, Salmito Filho (PDT) retorna ao mandato de deputado após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará.
Eleições de 2024 também promoveram mudanças no Legislativo estadual, já que três deputados estaduais foram eleitos para cargos majoritários. A vaga de Evandro Leitão, que já assumiu como prefeito de Fortaleza, será ocupada por Bruno Pedrosa (PDT). Apesar de Evandro ser do PT, ele foi eleito pelo PDT e por isso a vaga dele vai para um pedetista.
Assim como Evandro, Gabriella Aguiar (PSD), agora vice-prefeita da Capital cearense, renunciou ao mandato na Alece. Com isso, Simão Pedro (PSD) assumiu a vaga de deputado. Ele também se elegeu prefeito, em Orós, mas optou pela Alece, deixando a mãe como prefeita da cidade no seu lugar.
Oscar Rodrigues (União Brasil) assumiu a Prefeitura de Sobral. Com isso, Heitor Férrer (União Brasil) volta à Assembleia como deputado efetivo.
Outros três deputados titulares seguem licenciados para comandar secretarias do Estado: Moisés Braz (PT), secretário do Desenvolvimento Agrário; Oriel Nunes Filho (PDT), secretário da Pesca e Aquicultura; Zezinho Albuquerque (PP), secretário de Cidades. Na suplência deles estão, respectivamente, Nizo Costa (PT), Antônio Granja (PDT) e Almir Bié (Progressistas).
Câmara Federal
Deputados federais também vão integrar as gestões de Evandro e Elmano. Idilvan Alencar (PDT) é o novo secretário de Educação de Fortaleza e Eduardo Bismarck (PDT) agora está no comando da Secretaria de Turismo do Ceará. As vagas deles vão para o primeiro e a segunda suplente do PDT, respectivamente, Leônidas Cristino e Enfermeira Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário