O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto (PSB), anunciou sessão extraordinária na próxima quinta-feira (9) para que os vereadores iniciem a discussão da proposta enviada pelo prefeito Evandro Leitão (PT) que revoga a taxa do lixo na Capital. A matéria deve chegar formalmente ao Poder Legislativo nessa terça-feira (7). Pelo prazo regimental da Casa, a tramitação deve começar dois dias depois, ou seja, na quinta.
“A ideia é a gente dar entrada nessa mensagem amanhã e convocar essa sessão extraordinária, que é dentro do trâmite, que são dois dias, para quinta-feira. E na quinta-feira a gente anunciar a priori já essas duas comissões, que é para exatamente apressar essas matérias”, informou Léo Couto à imprensa nessa segunda-feira (6).
A matéria deverá tramitar em regime de urgência. No entanto, antes de ir ao plenário, precisará passar pelas Comissões de Orçamento e de Constituição e Justiça. Como a próxima legislatura ainda não teve início, as comissões ainda não foram instaladas. Conforme informado pelo presidente, os membros dessas comissões deverão ser anunciados na sessão de quinta. Já as outras comissões deverão ser formadas apenas em fevereiro, quando a Câmara Municipal retornar do recesso parlamentar.
A extinção da taxa do lixo é uma promessa de campanha do prefeito Evandro Leitão, que já na posse no cargo confirmou a medida como seu primeiro ato. Em entrevista coletiva nessa segunda, Léo Couto lembrou que foi um dos vereadores que votou contra a taxa quando a Câmara votou proposta para sua criação enviada pelo então prefeito José Sarto (PDT).
“Hoje é um dia muito feliz para mim, acredito que também para a população da nossa cidade e para os vereadores que vão ter a oportunidade de tirar essa taxa que onera o bolso da população de Fortaleza”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário