Coluna do Macário Batista em 07 de janeiro de 2025

Sete mil mulheres inscrevem-se em 24 horas no primeiro alistamento feminino voluntário nas Forças Armadas do Brasil
Atualmente, as Forças Armadas do Brasil contam com 37 mil mulheres. Numa resposta que surpreendeu até os mais optimistas, mais de sete mil jovens mulheres brasileiras inscreveram-se em somente 24 horas no primeiro alistamento feminino voluntário para ingressar nas Forças Armadas do Brasil. O alistamento voluntário de mulheres, aprovado no ano passado e que esta quinta-feira teve o seu primeiro dia de inscrições abertas, vai até 30 de Junho, o que faz prever uma disputa acirradíssima para as somente 1465 vagas disponibilizadas pelas Forças Armadas. Podem inscrever-se mulheres que completem 18 anos em 2025, e o alistamento pode ser feito presencialmente, numa junta militar de recrutamento nas cidades onde elas existam, ou de forma virtual, através do sítio do Ministério da Defesa do Brasil. As candidatas podem escolher a Arma em que gostariam de servir, Exército, Marinha ou Força Aérea, e o alistamento só é voluntário até ao momento em que as candidatas forem admitidas, a partir daí o cumprimento do serviço militar passa a ser obrigatório pelo tempo mínimo estabelecido pela lei, 12 meses. Cada candidata a soldado terá de passar por um rigoroso processo de seleção, que inclui uma entrevista presencial inicial e testes de saúde e aptidão física, sem distinção aos aplicados aos homens. O período inicial obrigatório de um ano para as mulheres que forem incorporadas em alguma das três Armas poderá ser prorrogado, dependendo do interesse delas e da necessidade do Exército, Marinha ou Força Aérea, por até oito anos, após o que as então mulheres militares serão dispensadas, recebendo um certificado de cumprimento do serviço militar e o de reservista das Forças Armadas.
A frase: “Ponha fogo nos pedaços quebrados; começar de novo. ” Por 2025.
Elas já são 37 mil (Nota da foto)
Atualmente, as Forças Armadas brasileiras já contam com 37 mil mulheres, aproximadamente 10% do efetivo total, que entraram em alguma janela de contratação, ou passaram em algum concurso para cargos administrativos e nas áreas de Educação e Saúde, entre outros, mas é a primeira vez que acontece um alistamento feminino voluntário para cumprir o serviço militar no mesmo formato desde sempre aberto aos homens.
O discurso de Leo Couto
O vereador Leo Couto (PSB), o novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), adiantou que pretende realizar em já janeiro uma sessão extraordinária para revogar a polêmica Taxa do Lixo.
Já deve estar na mesa dele
A medida é uma promessa da campanha do novo prefeito, Evandro Leitão (PT), que já declarou que enviará a mensagem legislativa logo após tomar posse.
E foi?
O STF, por liminar do Ministro André Mendonça, suspendeu o licenciamento das apostas online que operavam com base na Loteria do Rio de Janeiro. Atingiu o Esportes da Sorte, patrocinadora do Ceará.
Mais uma maldição da derrota
O prefeito eleito de Timon (MA), Rafael Brito (PSB), está indignado com uma "herança maldita" que teria sido deixada pela antecessora, Dinair Veloso (PDT), derrotada na tentativa de reeleição em outubro.
Cadê o instagran?
Nem mesmo o perfil oficial do município escapou, segundo o prefeito. "Ela não deixou nem o Instagram da Prefeitura, tivemos que criar um novo", disse em entrevista logo após a sua posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário