Coluna do Macário Batista para 03 de janeiro de 2025

Taxa do Lixo: quem não pagar vai pro SPC? 
A Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos urbano, conhecida popularmente como Taxa do Lixo, se tornou uma das mais recentes obrigações do contribuinte fortalezense. Instituído oficialmente em 2023, o tributo gerou resistência entre a população, o que tem se refletido na própria inadimplência do pagamento ao poder público. Em 2024, até o início de dezembro, o montante não pago chegou a R$84,6 milhões, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Finanças. Com o atraso nos pagamentos, a Prefeitura de Fortaleza inscreveu, em novembro, quase 70 mil pessoas na Dívida Ativa, referente a créditos devidos em 2023 que não foram pagos dentro do prazo legal.  Pela legislação brasileira, após essa ação, o contribuinte passa a ser devedor e pode sofrer restrição em seu crédito. Segundo os dados da Prefeitura de Fortaleza, 121.349 proprietários pagaram a Taxa do Lixo em Fortaleza, em 2023. Por outro lado, naquele mesmo ano, 68.295 contribuintes não efetivaram o pagamento. Ao todo, a dívida chegou a R$67.080.883,80, Mesmo questionada. Em 2024, houve piora nos indicadores. Embora 123.093 proprietários tenham pago os valores devidos, 80.406 pessoas deixaram de pagar o tributo.  A legislação de Fortaleza estabelece que, caso o contribuinte não regularize a situação tributária, seu nome incorrerá em cobranças extrajudiciais, como protesto da certidão de dívida ativa e, eventualmente, cobrança judicial dos valores devidos. A Prefeitura de Fortaleza justificou que a criação da taxa era uma obrigação prevista no Marco Regulatório do Saneamento Básico, legislação federal aprovada em julho de 2020.  De acordo com a gestão de José Sarto, se não cumprisse a medida, poderia ser enquadrada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Com a repercussão negativa do novo tributo, foi garantida isenção para até 70% das residências da Capital.

A frase: " No Brasil o segundo é o último, depois do primeiro". Tem gente analisando.

 
A imprensa do Leitão (Nota da foto)
O jornalista Ciro Câmara, sai do governo do Estado, onde serviu inclusive como coordenador de imprensa da Casa Civil e assume a coordenadoria na Prefeitura de Fortaleza. Evandro Leitão escuta bastante o que diz o chefe Chagas Vieira a quem terá como aliado. Diz que a missão é "organizar".

Casa cheia
Brasil recebe mais de 6,6 milhões de turistas internacionais e bate recorde em 2024. País se consolida como um dos principais destinos da América do Sul e se aproxima de atingir a meta de 8 milhões de turistas internacionais anuais
O Brasil atingiu em 2024 a maior marca de sua história em turismo internacional, recebendo mais de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros. 

É doido, é?
Extremista preso por planejar ataque em Brasília queria "brincar com sangue"
Lucas Ribeiro Leitão, corretor de Fortaleza, ameaçava a segurança pública nas redes sociais e foi detido com faca e planos de "táticas militares".

Duelo ao cair da tarde
A loucura do sr.Lucas Leitão é tão acentuada que ele convidou, nas,  redes sociais,  Lula e Bolsonaro para um duelo de faca! "Vamos brincar de sangue.” 

Outro maluco
Na manhã deste sábado (28), Brasília foi palco de uma ameaça que mobilizou forças de segurança locais. Fabrizio Domingos Costa Ferreira, 46, advogado com histórico de surtos psicóticos,pirou de vez.

Segundo o Metrópoles.
Ele declarou a guardas do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Distrito Federal que escondia explosivos em seu veículo e ameaçou detonar o quartel e a Superintendência Regional da Polícia Federal. Não tinha nada. Era só piração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário