Coluna do Macário Batista para 17 de janeiro de 2025

Projeto da Casa de Cuidados do Ceará tem foco na saúde mental dos cuidadores de pacientes.
Um projeto da Casa de Cuidados do Ceará (CCC) busca promover momentos de escuta e acolhimento aos cuidadores dos pacientes da unidade. Responsável pela desospitalização de pessoas cronicamente dependentes, a unidade conta com profissionais de Psicologia e Terapia Ocupacional, que trabalham técnicas para o controle do estresse e o aumento da atenção a si, por meio do grupo “Bem Cuidado”. Realizado toda segunda-feira, às 11 horas, a ideia é que os momentos ajudem a preservar a saúde mental dessas pessoas, para evitar ou lidar com situações de estresse e de desconfortos emocionais. Cuidar de alguém pode não ser tarefa fácil e implicar no equilíbrio dos profissionais e familiares que realizam essa tarefa. Daí a importância de ações com grupos de apoio para quem atua nesse tipo de serviço. “É um espaço de acolhimento, onde todos são bem-vindos. É uma forma de descoberta de como pequenas mudanças são significativas em nossa vida. Cuidar de si mesmo não é um ato isolado, mas uma prática que repercute inclusive em nossas interações sociais”, explica a terapeuta ocupacional Nivea Barros. O tema trabalhado na última edição do grupo foi o atual estilo de vida da sociedade, que pode ocasionar estresse, esgotamento e exaustão. “Vivemos uma época de excesso de informação e somos cobrados a sermos multitarefas, quase vivendo no automático. Diante disso, é preciso se desligar um pouco”, orienta a psicóloga Ariana Matias. Na ocasião, a profissional fez perguntas norteadoras ao grupo sobre o que gera estresse e como cada pessoa reage a situações do tipo. “Aquele constante problema de memória, por exemplo, pode ser devido à falta de atenção diante do excesso de demandas”, pontua.
A frase: “O que podemos adiantar é que, este ano, a Prefeitura terá algo próximo de R$ 2 bilhões em operações de crédito, amortizações e pagamentos a fornecedores”. Evandro Leitão,prefeito de Fortaleza anunciando redução de despesas na Viúva.
O polo agrícola da Serra Grande (Nota da foto)
A região da Ibiapaba deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento do desenvolvimento regional. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), reconheceu oficialmente a área como apta para a formação de um Polo de Agricultura Irrigada, conforme a Portaria Nº 49, publicada no último dia 13 de janeiro. A escolha da Ibiapaba foi fundamentada em estudos realizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), com o apoio direto do Governo do Estado, que liderou o processo para garantir o reconhecimento da região. A área destaca-se pelo potencial de expansão sustentável da agricultura irrigada e pela organização social consolidada, critérios essenciais para a implementação de um Polo, comemorou o secretário Domingos Filho.
O interior está bichado
Uma composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, nesta semana, em Itapajé, um homem de 30 anos, por tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos 4,2 kg de cocaína.
O interior está bichado II
Durante a ofensiva policial, um indivíduo foi localizado e preso em imóvel no bairro Jardim das Oliveiras, em Camocim. Com o suspeito, os policiais civis apreenderam pedras de crack, papelotes de cocaína, maconha,aparelhos celulares, uma balança de precisão, um tablet e relógios de luxo.
Farmácia Popular
Desde 2023, com a retomada do Farmácia Popular, o Ministério da Saúde tem avançado na ampliação do acesso a medicamentos, especialmente nos municípios em situação de maior vulnerabilidade social. No Ceará, 27 novos municípios foram beneficiados com o credenciamento de 44 farmácias.
Assim europeus vêm o Brasil
Ainda Estou Aqui: história de uma casa maculada pela ditadura. A devassa da intimidade familiar pela brutalidade da ditadura militar brasileira. O filme de Walter Salles estreia-se em Portugal ontem, quinta-feira. Nele brilha uma notável Fernanda Torres. São 64 salas de cinema exibindo o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário