Coluna do Macário Batista para 22 de janeiro de 2025




Cariús é escolhida para contar histórias de suas escolas em livro inédito sobre educação pública brasileira

Município é um dos cem selecionados para participar da obra "Cultura viva: histórias e saberes na escola". As muitas boas histórias contadas todos os dias nas milhares de salas de aula de cidades de todo o Brasil são a matéria-prima do livro “Cultura Viva: histórias e saberes na escola”, produzido pela Aprende Brasil Educação e com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. Com um olhar voltado especificamente para o ensino público brasileiro, a ideia é destacar vivências positivas nas escolas de cem municípios de todas as regiões do país. Cariús é um dos escolhidos. Para a idealizadora do projeto e gerente de marketing e produto da marca, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer e divulgar a dedicação de professores e equipes pedagógicas no processo de formação cidadã. “Só quem vive a escola pública sabe do potencial que esses espaços reservam, em termos de futuro para o nosso país. Sabemos dos muitos desafios envolvidos no ensinar e, por isso mesmo, queremos dar visibilidade ao trabalho fantástico desenvolvido por tantos profissionais da Educação Brasil afora”, ressalta. A obra vai passear pelos rincões brasileiros para mostrar ao grande público a grandeza do ensino público, suas potencialidades, sua beleza e a forma como ele ajuda a construir um projeto de nação com mais equidade e diversidade. “Queremos capturar imagens visuais e narrativas de como funcionam as nossas escolas e tudo o que elas trazem como contribuição para o futuro que queremos neste país. O trabalho desenvolvido nesses espaços possibilita que muitas crianças vislumbrem uma realidade melhor”, lembra Damila. Na impossibilidade de ir a cada um dos cem municípios selecionados pela Aprende Brasil Educação, o olhar da fotógrafa Liz Wood vai retratar 20 deles. Os demais estarão no livro por meio de uma colaboração entre a marca e as prefeituras parceiras. Todos eles terão, além das imagens, suas histórias devidamente contadas pelas palavras delicadas da jornalista Clarissa Rocha. O resultado desse trabalho deve ser lançado em maio de 2025.

A frase: "Nas praças e nos parques, o orgulho de ser parte desta terra é celebrado todos os dias." Filho de Carius apaixonado pedindo anonimato.

 
Sucessão no PT (Nota da foto)
O presidente Lula seria o avalista principal de Edinho, que tem serviços relevantes ao partido desde sempre, mas, convenhamos, o nome dele perde brilho se comparado a José Dirceu, histórico guerreiro petista de longas lutas, que pagou preço alto pela guerra contra a Operação Lava Jato e se encontra liberado das acusações que corriam contra ele na justiça, tudo fake news fascista. Dirceu até tem andado buscando apoios. Eu sei. 

Não entendi
O povo do tusismo comemora um voo internacional da Air France, partindo de Fortaleza com destino a Caiena. Devo explicar o que me causa espécie. Caiena é una pobre localidade  do Caribe e sem quaisquer atrações turísticas. Cidade feia e desarrumada como as mais pobres do Ceará.

Não entendi II
Se for pra pegar um voo para Paris, melhor esperarum dia e sair de Fortaleza mesmo. Se for pro povo de lá vir fszer compras como os mochileiros de Cabo Verde, nem sei se vale a pena. O preço da passagem, possivelmente com equivalência eu euro desanime as pessoas.

Pra falar de flores
Nem tudo está perdido pra Guiana Francesa. Perto de Caiena tem uma base de lançamento de foguetes. Ao sítio de Carapa em Kourou o acesso é livre, mas para poder assistir às decolagens no sítio de Mont Carapa é necessário subir um caminho muito íngreme e chegar cedo.

Os limites
 Saiba pois,que  há um limite de capacidade (1500 pessoas no máximo). Mas a 12,5 quilómetros da base, o espetáculo vale mesmo a pena através de uma tela de televisão  gigante, onde são transmitidas várias sequências de imagens. Eu vi. Fui lá mais de uma vez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário