Comitê de Imprensa da Assembleia receberá filiações do PSB.

PSB confirma ato de filiação de deputados estaduais no dia 7 de fevereiro.
Os deputados estaduais liderados pelo senador Cid Gomes vão oficializar a filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no próximo dia 7 de fevereiro. O ato da filiação dos parlamentares ocorrerá no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a partir das 9 horas. A informação foi confirmada pelo O Estado com o dirigente partidário Elias José, vice-presidente e secretário executivo do PSB Ceará.
Inicialmente, o ato estava previsto para ocorrer no dia 3 de fevereiro, conforme havia adiantado Osmar Baquit (PDT), que é um desses deputados que vão se filiar ao PSB. No entanto, como disse Baquit na ocasião, a primeira data ainda estava pré-agendada e aguardava confirmação. Segundo Elias José, a mudança de data ocorreu para evitar conflito com outros eventos.
Vão ingressar no PSB os deputados estaduais que estavam filiados ao PDT, mas que conseguiram na Justiça Eleitoral a liberação para deixar a sigla sem o risco de perda de mandato. No final de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o último recurso apresentado pelo PDT Nacional e manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), permitindo a desfiliação dos parlamentares. A Corte acatou o argumento de grave discriminação pessoal por parte do PDT.
Integram esse grupo os 14 deputados estaduais do PDT, entre titulares e suplentes, que ficaram ao lado do senador Cid Gomes em meio ao racha no PDT estadual iniciado em 2022. Os deputados são os seguintes: Tin Gomes; Antônio Granja; Bruno Pedrosa; Guilherme Bismarck; Guilherme Landim; Helaine Coelho; Salmito Filho; Jeová Mota; Lia Gomes; Marcos Sobreira; Oriel Nunes; Osmar Baquit; Romeu Aldigueri; Sérgio Aguiar.
A expectativa é que, acompanhando Cid, a maioria deles também migre para o PSB. O ato previsto para o próximo dia 7 ocorrerá cerca de um ano após outro ato que ocorreu no início de 2024, marcando um primeiro momento da migração partidária do grupo político liderado por Cid Gomes. Foi no dia 4 de fevereiro de 2024 que, além do senador, a ex-governadora Izolda Cela e cerca de 40 prefeitos se filiaram ao PSB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário