Confederação das Santas Casas destaca o legado de Padre José Linhares para a saúde filantrópica do Brasil

 

Padre José Linhares Ponte faleceu aos 94 anos e teve trajetória marcada pela defesa incansável da saúde pública e da solidariedade
Foi com grande pesar que a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) recebeu a notícia do falecimento do Padre José Linhares Ponte, aos 94 anos, na quarta-feira. Zé Linhares, como era chamado, foi um dos nomes mais importantes da filantropia e da saúde no Brasil. Na CMB, atou na presidência de 1993 a 2005 e, entre suas ações, esteve a implantação do Seguro de Saúde das Santas Casas - Vital Saúde, em 1997.😎
Natural de Sobral, no Ceará, Padre José Linhares também presidiu a Confederação Internacional das Misericórdias, de 2004 a 2009, sempre com um olhar voltado para o fortalecimento das ações de solidariedade e bem-estar social.
Em sua trajetória, esteve à frente das mais diversas áreas, se destacando em todas elas: foi sacerdote, filósofo, psicólogo, pedagogo, administrador e político. Como deputado federal por seis mandatos consecutivos, de 1991 a 2015, foi um dos principais defensores da causa das Santas Casas e hospitais filantrópicos.
“É difícil expressar a dimensão do trabalho do Padre José Linhares em prol das pessoas e da sociedade. Filósofo, psicólogo, parlamentar com intensa atividade, proposituras e participações. Uma vida associativa impecável em diversas instituições, incluindo a CMB. Sua gestão determinada foi de extrema importância para a credibilidade e o avanço em representatividade que hoje, aos 61 anos, a CMB alcançou. Orgulho em fazer parte e dar sequência ao seu trabalho junto aos hospitais filantrópicos do Brasil. Seu exemplo me guia”, fala o presidente da CMB, Mirocles Véras.
Na 32ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, em agosto de 2024, a CMB prestou uma homenagem ao Padre José Linhares, presente à ocasião. “Que bom que tivemos a oportunidade de mostrar ao Padre José Linhares, em vida, o quanto ele representou, como um verdadeiro líder, cuja dedicação e visão transformaram a saúde filantrópica brasileira. Foi um momento de reconhecimento e gratidão que ele merecia por sua imensurável contribuição”, salienta Véras. “Sua trajetória de dedicação, liderança e amor ao próximo será lembrada como um farol para as futuras gerações que buscam um sistema de saúde mais justo e humano”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário