Evandro reúne secretários das Regionais e cobra presença nas ruas


Direcionamento ocorre em meio a mudanças que prefeito quer implementar, com descentralização das ações e mais poder para essas pastas

O prefeito Evandro Leitão (PT) reuniu pela primeira vez, nessa segunda-feira (13), os secretários das 12 regionais de Fortaleza. O encontro ocorreu no Paço Municipal, sede do Poder Executivo fortalezense. Conforme Evandro, a ideia da gestão é “recuperar a autonomia” dessas secretarias, buscando dar mais agilidade às demandas dos 121 bairros de Fortaleza.

Dirigindo-se aos secretários, o prefeito cobrou maior presença nas ruas no sentido de que possam acompanhar de perto se os serviços públicos de responsabilidade do município estão funcionando da forma adequada. “Eu não quero vocês dentro de gabinete. Eu quero vocês andando, na rua, olhando como é que está o calçamento, como está a pavimentação, as podas de árvore, a limpeza urbana”, disse Evandro.

OLHO:  "Eu quero vocês andando, na rua, olhando como é que está o calçamento, a pavimentação, as podas de árvore, a limpeza urbana" - Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza (a secretários das Regionais)

Com as Secretarias Regionais fortalecidas, a intenção do prefeito é descentralizar cada vez mais a gestão, dando condições aos titulares de solucionar os problemas de cada área.

“As regionais serão fortalecidas e as ações serão descentralizadas. Os secretários terão autonomia para realizar ações como capinação, podas de árvores e manutenções de asfalto. Vocês terão garis em cada regional para cuidar da limpeza urbana. E para isso é importante que vocês estejam na rua, vendo como está a situação da cidade”, destacou Evandro na reunião.

Os secretários das 12 Regionais de Fortaleza são: Antônio Alves Filho , o Conin (Regional 1); George Lima (Regional 2); Edilardo Eufrásio (Regional 3); Osmar Baquit (Regional 4); Jovanil Oliveira (Regional 5); Alexandre Medeiros (Regional 6); Francisco Ibiapina ( Regional 7); Lucimar Vieira Martins (Regional 8); Vanessa Lima (Regional 9); Márcio Martins (Regional 10); Júlio Costa (Regional 11) e Adams Gomes (Regional 12).

Mudanças nas Regionais

Os direcionamentos ocorrem em meio a mudanças que Evandro quer implementar no sistema das Regionais. É de responsabilidade dessas pastas a execução das políticas públicas municipais em cada uma das áreas que cobrem. Cabe a essas secretarias “identificar e articular o atendimento às necessidades e demandas da população e promover o desenvolvimento urbano, ambiental e social”.

Atualmente as Secretarias Regionais são subordinadas  à Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), que deve articular as ações entre os diversos órgãos da Prefeitura para garantir os serviços e ações do município.

No entanto, Evandro quer extinguir a Seger, dando mais autonomia a cada uma das Secretarias Regionais. Elas passariam a ser subordinadas à Secretaria Municipal de Governo, hoje comandada por Júnior Castro. O prefeito avalia que atualmente as Regionais funcionam como “ouvidorias”. As mudanças   devem ser oficializadas a partir de uma reforma administrativa que ainda deverá ser enviada na forma de lei para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário