Na Holanda, Fortaleza vence Bayern de Munique e é campeão da Eurocup


Neste domingo (12), o Fortaleza se sagrou campeão da Eurocup Delfzijl Sub-13 ao derrotar o Bayern de Munique por 4 a 2. Título inédito, Fortaleza conquistou pela primeira vez em sua história a Eurocup Delfzijl Sub-13, disputada na Holanda. O Tricolor de Aço começou sua caminhada sete anos atrás, através de um projeto ambicioso nas categorias de base.

O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, destaca a satisfação de ser campeão pela primeira vez no torneio internacional. “Muito grandioso vencer diante de um gigante como o Bayern de Munique. Iniciamos este projeto em 2018, com um convite do Groningen, e desde então trabalhamos para captar atletas e conseguir desempenho esportivo. Gosto de relembrar aquela frase do Vojvoda que cita que não existem projetos impossíveis e sim pessoas impacientes, e seis anos após a primeira participação conquistamos o título. Parabenizar também o Alex Santiago que iniciou isso comigo lá em 2018, Irlando e Erisson, que cuidam muito bem da base, Paulo César, nosso Diretor de Esportes Olimpicos, e o técnico Júnior Negão, que foi o treinador em todas as participações”, disse.

7 anos de torneio
Com campanhas marcantes, em todos os anos o Leão do Pici passou da primeira fase. Chegando nas quartas de finais em 2019 e 2023, o Leão do Pici já havia se classificado para as semifinais em 2020, 2022 e 2024, com a última sendo a melhor campanha até então, com o terceiro lugar conquistado.
“A primeira participação na Eurocup Sub-13 veio após um convite do Groningen, que é o organizador da competição. Viajamos em 2018 para disputar um torneio Sub-20 na França e de lá surgiu este convite para participar em 2019. Desde então, iniciamos este projeto para representar muito bem o Brasil na Europa”, explicou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF.

Enfrentando grandes equipes, no período o Clube da Garotada dividiu o gramado com gigantes internacionais, como Chelsea-ING, Borussia Dortmund-ALE, Manchester City-ING, Ajax-HOL, Valencia-ESP, West Ham-ING e Bayern de Munique-ALE. No período, o Fortaleza investiu em captação que já dão frutos, como o atacante Caio Wesley, que disputou a competição em 2020, e está na Copinha 2025 junto ao Sub-20.

“Em todas as participações estávamos com o mesmo treinador, que é o Júnior Negão, que tinha como principal objetivo saber como a competição funcionava para sermos competitivos. Vamos celebrar o resultado mas temos que lembrar muito dos pais, que neste processo foram essenciais. São crianças indo competir em outro país e as famílias sempre foram muito parceiras do Fortaleza neste projeto”, finalizou o CEO.

Campeão da Taça Brasil de Futsal Sub-12 em 2024, a geração 2012 do Fortaleza segue empilhando títulos e conquistas.

Temporadas
2019 – Quartas de final
2020 – Semifinal
2021 – Não foi realizado
2022 – Semifinal
2023 – Quartas de final
2024 – Terceiro lugar
2025 – Campeão hhgh.

Por Ismael Azevedo do jornal OEstado(CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário