Subimos a Serra da Meruoca com a tralha toda; câmeras, luzes, rebatedores, folhas de isopor, cinegrafista, auxiliar, maquiadora e um diretor. Fomos gravar o programa de televisão do PP, então sob a presidência cearense do deputado federal Padre José Linhares Ponte. A luz era ótima naquela manhã. Enquanto era tirado o brilho do rosto e do pouco cabelo do deputado, o diretor conversava pra descontrair o deputado depois de discutir o tema de sua participação. E naquele ar da mais pura camaradagem e umas cinco décadas de amizade, o diretor arriscou - O Senhor sabia, Padre Zé? Televisão jamais existiria se não houvesse isopor, fita gomada e um munheca quebrada. Espirituoso, olhou pro auxiliar, o Nenem e bateu; Nenem, você é isopor ou fita gomada?
Outra vez, em Firenzi, presidindo a Conferência Internacional das Misericórdias de onde era presidente mundial pela segundal vez, impressionou tanto o Cardeal Italiano que estava lá que foi aberta para os participantes do encontro, uma porta que só é aberta a cada 20 anos. O Cardeal antecipou.
Em uma das visitas à construção do Hospital do Coração, em Sobral, ao chegar cedo da manhã, comecinho dos trabalhos, uns 40 operários pararam para prestar reverência à sua presença semanal. Ele vinha de Brasilia, ao longo de seus 8 mandatos consecutivos, entrava no carro no aeroporto em Fortaleza e duas horas e pouco estava fazendo vistoria em obras.
Num buraco feio de estrada, visitando eleitores na Zona Norte do Ceará, o solavanco do carro fê-lo bater a cabeça na lataria, Passou uns dias, sentiu dores , tonturas conversas desconectadas. Os médicos resolveram que iriam leva-lo para abrir a cabeça e drenar uma hematoma que comprimia o cérebro. Ao ouvi-los apenas questionou: Vocês estudaram tanto, foram mandados ao exterior, fizeram especialização, por que não me operar aqui, em Sobral? E assim foi feito. Um mês depois fui a primeira visita de fora do circulo mais restrito e houve o ensaio da retomada dos uisquinhos de outrora.
E contaria uma vida inteira de lutas e desafios de sua biografia, de sua história de vida que escrevi.
Hoje, as 19 e 45 horas, depois de uma queda no banheiro de casa, em Fortaleza, cinco dias hospitalizado, UTI, Padre Zé morreu aos 94 anos.
O Ceará perde um benfeitor.
Sobral perde seu filho mais dedicado.
Nós perdemos um educador.
Eu perco um amigo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Amanhã seu corpo irá para Sobral.
Passa pela Câmara Municipal e será velado na Catedral da Sé.
Na sexta feira será enterrado no túmulo da família no Cemitério São Jósé
Nenhum comentário:
Postar um comentário