México enfrenta Trump e recusa voo militar dos EUA para deportação de migrantes
País mantém postura firme contra medidas unilaterais de deportação enquanto relações bilaterais enfrentam novos desafios.
Reuters – O governo mexicano recusou um pedido da administração de Donald Trump para que uma aeronave militar dos Estados Unidos, transportando migrantes deportados, pousasse em território mexicano, conforme informações obtidas pela agência Reuters junto a fontes oficiais nos dois países. Embora voos similares tenham sido realizados para a Guatemala na sexta-feira, o plano de utilizar uma aeronave C-17 da Força Aérea americana para pousar no México foi rejeitado.
Dois voos para a Guatemala, transportando cerca de 80 migrantes cada, ocorreram sem incidentes. No entanto, o México negou autorização para a operação no país. Apesar da negativa, o Ministério das Relações Exteriores do México reafirmou, em nota, a importância da relação bilateral com os EUA e o compromisso de acolher seus cidadãos deportados. "Quando se trata de repatriações, sempre receberemos mexicanos em nosso território de braços abertos", destacou o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário