A Cultura na Aprece

 

Com ampla articulação dos municípios cearenses, Secult Ceará conclui participação no Seminário Aprece Novos Gestores 2025


Secretaria da Cultura realizou atendimento com estande oficial e apresentou, por meio de palestra, o atual trabalho do Governo do Ceará no campo cultural a gestores e gestoras de várias regiões do estado

Um importante espaço de construção coletiva da cultura cearense e diálogo direto com gestores e gestoras municipais. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) participou do Seminário Aprece Novos Gestores 2025. Nesta edição, a pasta marcou presença com estande oficial para atendimento a municípios e realização de palestra.

Promovido pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), o Seminário aconteceu entre os dias 28 e 29 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará. Para os dois dias de programação do Seminário, a Secult Ceará organizou um espaço para atendimentos e apoio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar). O estande ofereceu orientações sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), transferência de recursos Fundo a Fundo, dentre outras demandas.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, aponta que o Seminário Novos Gestores 2025 é uma valiosa oportunidade para recepcionar as prefeituras, suas equipes, e novos prefeitos e prefeitos que assumem, a partir de agora, o desafio de liderar a gestão nos municípios cearenses.

“É um momento de proximidade com os gestores e equipes para podermos apresentar as políticas desenvolvidas nas diversas áreas por parte do Governo do Ceará. A Secretaria da Cultura participou integralmente do Seminário com estande e nossa equipe à disposição para receber, tirar dúvidas e apresentar as nossas políticas”.

Além do atendimento presencial, a Secretaria da Cultura do Ceará participou do ciclo de palestras que compõem o Seminário. Na ocasião, a secretária da Cultura, Luisa Cela, apresentou o tema “Desafios dos gestores municipais para execução das políticas de cultura diante do contingenciamento de recursos”.

A Secult Ceará marcou presença no painel 7, intitulado “Desafios da gestão municipal frente aos impactos das medidas de contingenciamento de recursos estabelecidas pela união, nas políticas de saúde, assistência social, educação e cultura”.

“Falamos dos desafios e das potencialidades das políticas culturais, as possibilidades de financiamento por meio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Governo do Estado, os desafios para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura e o fortalecimento do Sistema Estadual que é nosso grande legado. Sem dúvidas, damos um passo importante de proximidade. E, agora, vamos rumo aos Encontros Regionais. Será outro momento de conversarmos ainda mais com gestores municipais de cultura, para que 2025 seja um ano ainda mais potente para o fortalecimento da cultura do Ceará. Governo do Estado e prefeituras juntos. Para cuidar da cultura e fazer avançar o Ceará”, afirmou Luisa Cela.

A participação da Secult Ceará no Seminário Aprece Novos Gestores 2025 é uma oportunidade única na construção das políticas públicas. “É muito importante estarmos nesse encontro, para podermos avançar na consolidação do Sistema Estadual de Cultura, em sintonia com todos os dirigentes municipais de cultura do Ceará”, compartilha a assessora de Projetos Especiais da Secult Ceará, Valéria Cordeiro.

Cultura é investimento

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, iniciou a palestra com um breve panorama das políticas públicas de cultura no Brasil. Em seguida, a gestora detalhou o trabalho da Secult em torno da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e reforçou as marcas conquistadas pela Lei Paulo Gustavo no Ceará, cujos recursos chegaram a 98% dos municípios cearenses.

Na conversa direcionada a gestores e gestoras de inúmeras regiões do estado, Luisa Cela reforçou acerca da construção de 15 CEUs da Cultura no estado. As cidades de Acopiara, Aquiraz, Barbalha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crateús, Granja, Horizonte, Iguatu, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Paracuru serão contempladas. Criados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal, os CEUs da Cultura são equipamentos de uso cultural e caráter comunitário construídos em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A plateia presente no Centro de Eventos também pode conhecer outras ações como o Programa de Formação continuada para gestores municipais, que permite a qualificação das equipes de trabalho das prefeituras.

Outro destaque apresentado ao público é o Mapa Cultural do Ceará. Esta importante ferramenta no processo de gestão, mantida pela Secretaria da Cultura, conta com expressiva adesão dos municípios. Hoje, enumerou a Secretaria de Cultura, 96 cidades contam com um Mapa Cultural e outros 138 estão em processo de criação junto à Secult Ceará.

Secretário-executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, durante ação no estande da Secult

Durante a palestra, Luisa Cela detalhou os eixos e metas do novo Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura (Pro-Siec). Este Programa reúne etapas e metas definidas, que desenham o percurso que os municípios devem trilhar para instituir seus próprios Sistemas Municipais de Cultura (SMC).

O Governo do Ceará investe R$ 30 milhões para fortalecer e estruturar estes Sistemas Municipais, consolidando, assim, o Sistema Estadual de Cultura (SIEC). Atualmente, R$ 15 milhões já foram repassados para que estas gestões estruturem a política de cultura de seus territórios. Esta primeira parcela contemplou 65 cidades cearenses habilitadas na primeira convocatória.

A secretaria da Cultura pontuou a importância da parceria da Aprece e a realização do Seminário Novos Gestores 2025. O stand da Secult Ceará, presente no evento, permitiu uma oportunidade única para gestores recém-empossados ou reeleitos trocarem experiências e conhecimentos. “Vamos juntos, cuidar da Cultura e avançar o Ceará”, afirmou Luisa Cela, durante a conclusão da palestra.

Secult Ceará em diálogo direto com municípios

Durante o Seminário, a Secretaria da Cultura disponibilizou um stand para atendimento com apoio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar). O espaço contribuiu para entregar orientações sobre PNAB, dentre outras demandas das gestões municipais. Cerca de 70 municípios estiveram presentes no stand da Secult Ceará, destacou o coordenador de Articulação Regional e Participação da Secult Ceará, Fábio Santiago.

“É uma grande alegria estarmos aqui no Seminário Novos Gestores, com um stand da Secretaria da Cultura do Ceará, oferecendo atendimento personalizado aos municípios que estão circulando por aqui. Nesses dois dias, podemos atender prefeitos, secretários e secretárias municipais de cultura, de modo a fortalecer esse vínculo da cooperação federativa e esse relacionamento entre estado e os municípios cearenses”, avaliou Fábio Santiago.

“Aqui, estamos fortalecendo o nosso Sistema Municipal de Cultura, as regiões que fazem as macrorregiões da cultura em nosso Ceará. É muito importante o conhecimento adquirido por meio da Secult Ceará aqui presente, fortalecendo os municípios, tirando as dúvidas e implementando cada vez mais nossas causas das políticas culturais”, explicou o gestor cultural de General Sampaio, Davi Lopes.

“No Seminário conhecemos novos gestores de cultura, participamos de palestras e mesas importantes para a nossa gestão. Pudemos ser atendidos pela equipe da Secretaria da Cultura para tirar nossas dúvidas e fazer um acompanhamento daquilo que temos gerido em nosso município, situa a Secretária de Cultura e Turismo de Várzea Alegre”, Antonia Oliveira.

Secretária de Cultura de Boa Viagem, Ceiça Melo elogiou o atendimento presencial no stand da Secult Ceará. “Levamos conhecimento para nosso município, vimos a riqueza de nossa cultura e como muito bem disse a Secretária de Cultura, Luisa Cela, ‘cultura é investimento’. Que a gente possa ver a cultura dessa forma e possamos continuar fazendo a diferença em nosso município”, compartilhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário