A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pode ter uma nova comissão temática permanente: a Comissão de Direitos e Defesa das Mulheres. A proposta foi anunciada pelo presidente da Casa, deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), durante sessão plenária da última quinta-feira (13), após encontro dele com a bancada feminina da Assembleia sobre o planejamento de ações a serem realizadas pela Alece durante março, mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
A criação do novo colegiado vai estar na pauta de uma reunião na próxima quarta-feira (19) entre a Mesa Diretora da Alece e o novo Colégio de Líderes. "Colocaremos em pauta uma proposta da bancada feminina da Casa de criarmos a Comissão de Direitos e Defesa das Mulheres, tendo em vista que temos uma Secretaria Estadual das Mulheres no Ceará. Já adianto que serei um advogado para que a gente possa aprovar essa criação. Com isso, teríamos 21 comissões temáticas permanentes na Casa", afirmou Aldigueri.
As comissões são colegiados formados por deputados por onde passam as matérias antes de irem para votação no plenário. Cada um com uma tema de atuação específica, elas são estratégicas porque podem fazer avançar ou barrar a tramitação de determinada proposta.
Na mesma reunião anunciada pelo presidente da Alece, os parlamentares deverão discutir a nova composição das 20 comissões temáticas da Alece. Com mudanças nas bancadas e blocos de partidos, em especial após a filiação de doze deputados ao PSB no início de fevereiro, foi adiada a instalação desses colegiados. O presidente Romeu Aldigueri informou que aguarda o encaminhamento das lideranças e vice-lideranças de cada bancada e bloco partidário. O prazo dado por ele para receber essas indicações se encerra nesta segunda-feira (17).
"Esta presidência está esperando os encaminhamentos das indicações de líderes e vice-líderes de bancadas e de blocos partidários para que a gente possa na próxima quarta-feira fazer uma reunião ampliada da Mesa Diretora com o novo Colégio de Líderes para, não só discutir matérias da Mesa Diretora e dos parlamentares, como também questões administrativas da Casa e a formatação das 20 comissões temáticas", destacou o presidente da Alece.
Depois da formação das comissões, os deputados ainda vão eleger os presidentes e vice-presidentes de cada colegiado. A expectativa do presidente é de que isso seja feito até o final do mês de fevereiro, no dia 28. Enquanto isso, a Mesa Diretora vem assumindo as funções das comissões na tramitação das matérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário