Bom dia

 


Hoje o PDT perde 13 deputados estaduais para o PSB, num trabalho do Senador Cid Gomes. Lá atrás, quando Cid tomou rumo diferente do irmão Ciro, ficou muito claro que mais dia, menos dia Cid teria seu próprio nicho e o fará hoje com essas filiações para as quais muitos se achegam, outros aplaudem e a porção do Planalto, pelo vice presidente Alkimin se aproxima.
Elmano celebra filiação de deputados ao PSB e reforça aliança com Cid
Governador vai estar presente em ato do partido, que se torna uma das maiores forças políticas do Ceará
O governador Elmano de Freitas (PT) vai participar nesta sexta-feira (7) do ato de filiação de deputados estaduais ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Elmano confirmou presença no evento e exaltou o senador Cid Gomes (PSB), que lidera esse grupo de deputados.
Nesta quinta-feira (6), ao participar do lançamento da nova linha do VLT que ligará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão, Elmano disse à imprensa que seu governo dá continuidade a um projeto iniciado por Cid, quando esse foi governador do Ceará, e apontou o antecessor como alguém que ele vai “sempre pedir opiniões” para decisões importantes. Disse ainda que seu projeto de governo “é muito importante com a participação” do senador.
“Esse projeto foi iniciado pelo senador Cid Gomes. Nós estamos dando continuidade ao projeto começado por Cid, continuado por Camilo e Izolda. A minha missão é continuar acelerando e corrigindo o que precisar corrigir”, disse Elmano em coletiva de imprensa. O petista também lembrou o apoio desse grupo à sua eleição em 2022.
“Grande parte desse grupo que está indo para o PSB apoiou nossa eleição para governador e, passada a eleição, definiu que era importante, que nós tínhamos muito mais semelhanças de projeto do que divergências, isso com a liderança do ex-governador e senador Cid Gomes”, afirmou.
E seguiu: “Estou muito feliz que esses deputados estejam acompanhando a liderança do senador Cid Gomes, estejam indo para o PSB. Acho que o PSB ganha muito no estado do Ceará”. Atualmente com nenhum deputado estadual, o PSB vai passar a ter a maior bancada partidária no Legislativo estadual com o ingresso dos liderados por Cid, ficando com nove deputados em exercício.
Ao todo, 14 deputados estaduais, entre titulares e suplentes, então filiados ao PDT, obtiveram liberação da Justiça Eleitoral para deixar o partido sem risco de perda de mandato. Entre os que vão se filiar ao PSB, estão: Tin Gomes; Antônio Granja; Guilherme Bismarck; Guilherme Landim; Helaine Coelho; Salmito Filho; Jeová Mota; Lia Gomes; Marcos Sobreira; Osmar Baquit; Romeu Aldigueri; Sérgio Aguiar.
No início de 2024, também houve uma migração “em massa” do PDT para o PSB, sob a liderança de Cid, mas de prefeitos. Em seguida, o partido elegeu 65 gestores municipais na eleição desse ano, tornando-se o maior partido do Ceará em número de prefeituras. O “tamanho” do partido o torna estratégico para Elmano em seu possível projeto de reeleição em 2026.
Aliança com PDT
Os deputados que se filiam ao PSB nesta sexta estão deixando o Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido teve um racha a partir de 2022, com parte dele tornando-se oposição ao PT e outra parte mantendo aliança e compondo a base do governo de Elmano de Freitas. Nessa quinta, Elmano também falou sobre o PDT, relatando haver “bons diálogos” com essa sigla e citou o deputado federal André Figueiredo, que é o presidente nacional interino do PDT.
“E no PDT, com o deputado André Figueiredo, também temos tido bons diálogos. Parece-me que vamos ter de fato um encaminhamento prático de que o PT, o PSB, o PDT, o MDB, o Republicanos, o PP…Nós deveremos estar juntos na disputa estadual. Mas isso é algo para a gente conversar em 2026”, disse Elmano.
Atualmente, compõem a base do governo Elmano, além do PT, as legendas PV, PCdoB, MDB, PSD, PSB, PP, Solidariedade e Republicanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário