Coluna do Macário Batista para 20 de janeiro de 2025



Agonia tucana: governadora de Pernambuco está de saída do PSDB e partido pode ser engolido pelo PSD
Com apenas 13 deputados federais e ameaçado de desaparecer do cenário nacional, o PSDB corre o risco de ser engolido pelo PSD ou pelo MDB, caso não encontre um caminho de fusão com outras pequenas legendas. No Ceará, o ex-senador Tasso Jereissati acompanha a agonia nacional do PSDB e é um dos militantes que trabalham para evitar que o partido seja engolido pelo PSD ou MDB. O Ceará é um dos estados que o PSDB não tem, sequer, um deputado federal. A sigla tem apenas uma representante na Assembleia Legislativa – Emília Pessoa. Um dos caminhos é a fusão com o Podemos e o Solidariedade, mantendo a sigla PSDB. Lideranças nacionais tucanas conversam com dirigentes do MDB, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos e Cidadania. O futuro é traçado com a angústia do tempo: o partido precisa definir os novos rumos porque a, cada dia, a pressão aumenta em função das eleições de 2026. Se permanecer isolado, o PSDB tende a perder deputados federais que não veem perspectiva de reeleição com o atual quadro de emagrecimento eleitoral da legenda. Ou seja, alguns parlamentares podem esperar a janela partidária – período proporcionado pela legislação que permite a detentores de mandatos no Legislativo trocarem de legenda sem risco de perda do mandato. A incerteza sobre o futuro do PSDB levou a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a anunciar, durante entrevista, que já antecipou a correligionários que se prepara para deixar o ninho tucano. Raquel é uma das vozes que defendem a fusão do PSDB com outro partido.
A frase: "Se você ouviu o trovão, não morreu do raio". Para ler em tempos de chuvas e relâmpagos.
Juventude: Na mira do Romeu (Nota da foto)
Antenadíssimo, diria eu, depois de um bom bocado de conversa com o presidente Romeu Aldigueri, da Assembleia do Ceará. Passamos estradas e veredas da vida cearense e como sou apaixonado pelos interesses do Estado , ouvi do homem que não lhe bate a passarinha essa briga besta do Piauí querendo ser dono do Ceará. "Começando pelo pertencimento , ninguém daria razão a quem nunca fez nada por aqui. Isso é pura politicagem pra arrumar voto". De outro tempo, olhos brilhando, contou de seu projeto de preparo da juventude de 9 aos 19 anos, pela cidadania em todos os níveis. Foi um bom e esclarecedor olho no olho, com os pés no chão. Os dele e os nossos. Esta semana nos salões deste jornal.
Prego batido...
A ex-Prefeita do Icó, Laís Nunes estaria empolgada em ter seu nome numa bem avaliada amostragem em vários municípios, como possível candidata a deputada federal. A ponta virada vem do marido Neto Nunes.
Batida rara
O aeroporto Pinto Martins é praticamente livre de pássaros no seu entorno. Nem urubu voa por ali à cata de carniça. Pois ontem um 321 da Latam bateu em um na decolagem e foi obrigado a voltar pra remendos. Avião novim.
Judiação
Um drama na cabeça do sr.Wágner, que não consegue chegar na prefeitura de Fortaleza. Se for pro PL do parceiro, lá dele, Jair Bolsonaro, perde o União Brasil e o maior orçamento partidário do País. Crueldade a cobrança.
Deu no NYTimes
Brazil Charges Jair Bolsonaro With Plotting a Coup After 2022 Eleciton Loss. Brasil's attorney general accused the former president of overseeing a scheme to try to hold on to power. The Supreme Court will decide whether he is arrested. Ói!
Traduzindo...
"O Brasil acusa Jair Bolsonaro de golpe de estado após derrota nas eleições de 2022. O Procurador geral do Brasil acusou o ex presidente de articular um esquema para manter-se no poder. A Suprema Corte decidirá se ele será preso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário