O deputado estadual Heitor Férrer fez um apelo ao governador Elmano de Freitas para que reconsidere a retirada do Hospital Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) do Sistema Único de Saúde (SUS). A manifestação ocorreu durante seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (20), em resposta à proposta do Governo do Estado de transferir a unidade para uso exclusivo da Polícia Militar, medida que deixaria milhares de pacientes sem atendimento.
Heitor Férrer destacou a relevância do HMJMA para a população, enfatizando que, somente em 2024, o hospital já realizou mais de quatro mil cirurgias, além de 2.042 partos, 1.475 endoscopias digestivas e 562 colonoscopias. Para o parlamentar, desativar o atendimento do SUS na unidade representaria um grande retrocesso para a saúde pública do estado.
O parlamentar defendeu que a valorização da Polícia Militar passa pela garantia de dignidade salarial, equipamentos modernos, aumento da remuneração e apoio psicológico à tropa, além de melhorias no plano de saúde dos policiais para que encontrem atendimento de excelência em todas as unidades de saúde do estado. Heitor também sugeriu ao governador que ele transfira aos militares o Hospital César Cals ao invés de incorporá-lo ao novo hospital universitário.
Por fim, Heitor pediu que o governador Elmano reveja sua posição e volte atrás nessa decisão. “Eu considero esse um ato impensado, mas o governador pode voltar atrás. Recuar não é sinal de pequenez, é sinal de grandeza. O governador ao rever suas posições, conversar com a Secretaria de Saúde, com os militares pode encontrar outras soluções”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário