Reajuste para professores estaduais chega à Alece e deve ser votado até quinta
Chegou nessa terça-feira (18) à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a mensagem do governador Elmano de Freitas (PT) com a proposta de reajuste de 6,27% do piso salarial para os professores da rede pública estadual. Deverão ser beneficiados 62 mil educadores do Ceará, entre ativos, inativos, efetivos e temporários. A medida inclui o valor retroativo referente ao mês de janeiro de 2025.A proposta encaminhada pelo Poder Executivo foi definida após acordo entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Ceará, e o Sindicato Apeoc. Conforme o líder do governo Elmano na Alece, deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), a proposta deve ser lida e começar a tramitação nesta quarta-feira (19), com urgência. A expectativa é que a matéria seja aprovada até a quinta-feira (20).
O reajuste de 6,27% para os professores estaduais foi anunciado na semana passada pelo governador e está de acordo com o aumento definido pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro. Com a mudança, o valor mínimo passa a ser R$ 4.961,73 dentro de uma jornada de 40 horas semanais.
O líder de Elmano reforçou que outras reivindicações da categoria também foram atendidas e outras seguem em negociação. “Na nossa mesa de negociação com as propostas do Sindicato Apeoc, várias medidas da pauta também estão asseguradas e serão implementadas ao longo do ano”, destacou.
Além do reajuste salarial, o Governo do Estado também garantiu como o início, em abril, do processo para as promoções sem titulação de 2024; a antecipação do pagamento retroativo do piso para aposentados no primeiro semestre de 2025; a convocação de todos os remanescentes para o magistério referentes ao concurso público de 2018 e ao concurso para os professores indígenas; a antecipação do pagamento dos precatórios por meio de intermédio com a Advocacia-Geral da União (AGU); além de abrir o processo definitivo para a ampliação de carga horária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário