O buraco dos idosos
Ministro da Previdência Social anuncia ampliação, para 96 meses, do prazo de pagamento de consignado; beneficiários do INSS devem ter cuidado com o endividamento
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira, a ampliação do prazo máximo de pagamento do crédito consignado para aposentados do INSS e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com Lupi, a partir dessa mudança, o prazo será de 96 meses (8 anos). Atualmente, o prazo era de 84 meses (7 anos). A medida entra após publicação de uma Instrução Normativa no Diário Oficial da União. O aumento do prazo permitirá que os beneficiários tenham uma maior margem para novos empréstimos ou para realizar renovações.
O Ministério da Previdência justifica a mudança afirmando que há demanda dos aposentados para um prazo maior e que isso pode facilitar o acesso ao crédito. Segundo dados do Ministério da Previdência, em dezembro havia 48 milhões e 361 mil de contratos ativos de crédito consignado. O número reflete a alta demanda por essa modalidade de crédito, mas também levanta preocupações sobre o nível de endividamento dos aposentados e pensionistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário