Ideia é que bloco sob as lideranças de Roberto Cláudio, Capitão Wagner e André Fernandes esteja em palanque único na próxima disputa eleitoral
O alinhamento entre membros do PDT, do União Brasil e do PL no Ceará em torno da candidatura de André Fernandes (PL) na última eleição pela Prefeitura de Fortaleza veio para ficar. Derrotado por uma diferença de cerca de 10 mil votos na Capital, o deputado federal foi elevado à liderança da oposição no estado, ao lado de nomes como Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), de quem recebeu apoio no segundo turno do pleito.
Na última terça-feira (4), os dez deputados da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) se reuniram para um almoço em meio ao retorno dos trabalhos na Casa. O encontro também serviu para "alinhar posicionamentos", fortalecendo a aliança entre esses grupos, já mirando a eleição de 2026, quando será disputado o Governo do Estado, além dos cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.
“Nosso projeto é que esse grupo esteja todo em um só palanque nas eleições de 2026”, afirmou ao O Estado o deputado estadual Antônio Henrique (PDT), aliado próximo do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Segundo Henrique, no almoço entre os deputados, foi discutida a ideia de que a oposição se mantenha unida, projetando uma só chapa em 2026.
Participaram do encontro, além de Antônio Henrique, os deputados Cláudio Pinho (PDT), Queiroz Filho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Sargento Reginauro (União), Felipe Mota (União), Heitor Férrer (União), Alcides Fernandes (PL), Dra. Silvana (PL) e Carmelo Neto (PL).
“Ninguém está discutindo partido A, partido B ou partido C. Nós estamos falando de unidade entre lideranças políticas que nós temos no Ceará que fazem oposição ao Governo do Estado”, seguiu o deputado e apontou como líderes desse “blocão” Roberto Cláudio, Capitão Wagner e André Fernandes.
As três lideranças já estariam em diálogo em busca dessa unidade e fortalecimento da oposição. Além disso, o grupo também trabalha para ganhar mais adesão: “Quem estiver contra o governo, pode se juntar a nós”, disse Henrique.
Ainda segundo o pedetista, a reunião de terça foi apenas entre os deputados, mas outras deverão ocorrer com a presença das lideranças citadas. Ele ainda disse que o grupo deverá estar viajando pelo interior do estado. “Talvez nas próximas reuniões a gente já traga essas lideranças para participar, até fazendo alguns encontros partidários no interior, enfim. É juntar”.
O deputado diz que a oposição no Ceará segue unida e fortalecida: “Talvez algumas pessoas poderiam pensar que a oposição não iria aguentar a ‘pressão’, porque nós sabemos que há uma pressão muito forte do lado do governo. Mas como nós temos convicção do que estamos fazendo, do projeto que nós queremos para o futuro, essa oposição só se fortalece a cada dia”.
Um dos pontos principais do embate entre oposição e governo é a questão da segurança pública. O tema é frequentemente explorado por Roberto Cláudio e Capitão Wagner em postagens nas redes sociais e declarações à imprensa para criticar o governo de Elmano de Freitas (PT). Já André Fernandes, desde a eleição de 2024 em Fortaleza, tem se manifestado bem menos em questões locais e mais nas de nível nacional. Em sua última publicação na rede social X, na terça-feira (4), ele convocou apoiadores para uma manifestação a favor do impeachment do presidente Lula (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário