‘Oswald de Andrade sempre foi um inconformista’

 Jornalista Lira sobre a vida do escritor paulista, um dos principais representantes do movimento modernista e personagem de nova biografia


FOTO: Arquivo Nacional/Wikimedia CommonsO escritor Oswald de Andrade. Foto em preto e branco de um homem de terno, com a mão fechada no queixo

O escritor Oswald de Andrade

A obra de Oswald de Andrade entrou em domínio público no Brasil em 2025, data que marca os 70 anos da morte do escritor, um dos principais representantes do modernismo brasileiro. Nesta terça-feira (11), o jornalista Lira Neto lança uma nova biografia do artista.

“Oswald de Andrade: Mau selvagem”, da editora Companhia das Letras, traça a vida de Oswald, mostrando como aspectos controversos e polêmicos da vida do escritor, como o erotismo e o humor ácido, impactaram seus textos e suas relações.

Lira Neto é especialista em biografar personalidades brasileiras. Ele já escreveu livros sobre o presidente Getúlio Vargas, o Padre Cícero e a cantora Maysa, por exemplo. “Não me interessam personagens de vida retilínea, de moral ilibada. Me interessa exatamente as contradições humanas deles”, afirmou o jornalista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário