Mesmo partido de Cid Gomes, sigla tem maior bancada na Alece e busca protagonismo. Comissões são estratégicas para tramitação das matérias
Partido com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o PSB agora busca ocupar os espaços de liderança na Casa, entre eles, as presidências de comissões do Parlamento estadual. Conforme o deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), a bancada pessebista prioriza o comando de pelo menos cinco comissões: Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Previdência Social e Saúde; Educação Básica; Turismo e Serviços.
“Esses foram os interesses que foram colocados para os deputados que fazem parte da bancada”, disse Aguiar para O Estado nessa terça-feira (11). Entre os nomes indicados pelo partido, ele citou a deputada Marta Gonçalves (PSB) para a presidência da Comissão de Turismo, posto que ela já ocupa.
As comissões são colegiados formados por deputados por onde passam as matérias antes de irem para votação no plenário. Cada um com uma tema de atuação específica, elas são estratégicas porque podem fazer avançar ou barrar a tramitação de determinada proposta.
A composição das comissões é definida pelo presidente da Assembleia, no caso, o deputado Romeu Aldigueri (PSB). A definição dos membros de cada uma leva em conta as indicações dos líderes de partidos e/ou blocos de partidos e deve respeitar a proporcionalidade de cada grupo na Casa. Com a comissão formada, os membros elegem presidente e vice-presidente. No entanto, o mais comum é que a escolha ocorra após acordos entre os parlamentares.
A formação das comissões no Parlamento estadual foi adiada neste ano por conta do movimento de filiação de doze deputados estaduais para o PSB na última sexta-feira (7); a sigla agora tem a maior bancada partidária da Assembleia, com nove deputados titulares. Segundo o presidente Romeu Aldigueri, a expectativa é que as comissões estejam definidas até o final de fevereiro. Até lá, a Mesa Diretora da Alece vem assumindo funções de comissões na tramitação das matérias.
Bloco com Avante
Além do comando de comissões, a bancada do PSB busca ocupar ao menos duas vagas em cada um desses colegiados. Conforme o deputado Sérgio Aguiar revelou ao O Estado, o PSB vai formar um bloco com outro partido na Alece, o Avante, que atualmente tem um único deputado, Stuart Castro. Com isso, esse bloco terá dez deputados titulares.
Isso vai permitir que o grupo possa ter duas vagas em cada comissão, de acordo com a regra da proporcionalidade. “Nós vamos formar aqui um bloco com o Avante. Vamos passar a ter dez deputados titulares, dando a condição de a gente ter dois integrantes de comissão em cada comissão da Assembleia”, disse Aguiar.
O bloco formado por PSB e Avante só deverá ser menor em tamanho do que o bloco do PT com as siglas PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania, contando com 14 deputados titulares. Esse bloco poderá ter até três integrantes nas comissões da Assembleia.
Líder da bancada
O deputado Marcos Sobreira (PSB) foi confirmado como o líder da bancada do PSB na Alece. A informação foi enviada em ofício pelo presidente estadual do partido, Eudoro Santana, à Assembleia na última segunda-feira (10). Os vice-líderes serão os deputados Sérgio Aguiar e Guilherme Bismarck.
Sobreira comentou sobre a nova função pelas redes sociais: “Com a unanimidade de votos dos meus colegas de partido, tenho a honra de ter sido eleito líder do PSB, que passa a ter a maior bancada da Assembleia Legislativa do Ceará. Muito obrigado aos membros da sigla pela confiança. Assumo a missão com muita responsabilidade e compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do nosso partido e, principalmente, pelo bem do povo cearense”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário