Nordeste: desigualdade na renda entre brancos e negros aumenta em uma década, aponta estudo do CEDRA com recortes regionais
Relatório com mais de 50 dados produzido pelo CEDRA aponta que em famílias de maior renda a presença de negros retrocedeu entre 2012 e 2023. Um relatório inédito do CEDRA (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais), com mais de 50 indicadores, aponta que a presença de pessoas negras nas faixas de maior renda diminuiu entre 2012 e 2023. O estudo foi realizado com base na PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e traz recortes raciais, de gênero e por todos os estados brasileiros. A pesquisa evidencia o aprofundamento das desigualdades raciais no Brasil ao longo de uma década. Os dados analisam aspectos como demografia, condições de moradia, rendimento, mobilidade social, concentração de renda e oportunidades de trabalho – sempre com o foco nas diferenças entre brancos e negros. O levantamento permite uma análise regionalizada, oferecendo dados comparativos entre as diferentes unidades da federação, ampliando a compreensão sobre a desigualdade racial no país.
A frase: "Qualquer que seja a liberdade pela qual lutemos, deve ser uma liberdade baseada na igualdade". Judith Butler
Sugismundo ou Polidinho?
A soldado Mayara Kelly Gomes foi punida em sindicância da PM-CE (Polícia Militar do Ceará) com dois dias de prisão administrativa por ter publicado dois vídeos em sua conta do Instagram, em abril e junho de 2023. Nas postagens, ela aparece lavando uma viatura e ensinando a fazer um torniquete. A condenação foi assinada em 26 de março pelo subcomandante da PM-CE, coronel Vandicles Sérgio de Oliveira Júnior. Ele considerou que a soldado cometeu ilegalidade pela "utilização do fardamento oficial, bem como a exposição de viaturas e demais elementos característicos da atividade policial militar sem a devida autorização". Para Oliveira Júnior, ela praticou "atos contrários aos valores militares" e deve ser punida por "violação dos deveres militares". A defesa recorreu e conseguiu suspender a decisão ontem. Agora, aguarda uma reavaliação do comandante, coronel Sinval da Silveira Sampaio.
Trato na viatura
Mayara entrou na PM-CE em outubro de 2017. Em sua ficha, teve apenas uma repreensão em 2024. A própria corporação cita na sindicância que "não há registros de infrações disciplinares relevantes que possam prejudicar sua conduta profissional".
Ficha limpa
A condenação, se confirmada, também vai para ficha funcional da militar, e pode a atrapalhar em eventuais promoções —já que é exigida uma "ficha limpa" pelo período mínimo de 12 meses.
Todos iguais
No primeiro vídeo, publicado em 22 de abril de 2023, Mayara aparece lavando uma viatura e dizendo que hoje, na corporação, as mulheres exercem funções que antes eram feitas apenas por homens.
Pegando no pesado
"As pessoas acham que a mulher na polícia só trabalha no administrativo, mas mal sabem eles que exercemos inúmeras funções que até anos atrás poderiam ser consideradas apenas coisas para homem.
Faz tudo
"Eu, por exemplo, já trabalhei interno. Hoje estou na rua, sou patrulheira e às vezes motorista, e sempre que se é motorista temos uma função ao final do serviço que é lavar a viatura", diz… -
Tá doido ou só piorou?
Donald Trump cometeu um erro ao impor o 'tarifaço' e corre o risco de promover o isolamento dos Estados Unidos no mercado global caso não volte atrás, diz economista Samuel Pessôa. Segura meia hora de chinês?
Nenhum comentário:
Postar um comentário