Deputado propõe lei para incluir “shows de humor” em eventos financiados pelo Estado
Um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) propõe que seja obrigatória a inclusão de apresentações de humoristas cearenses na programação de eventos artísticos e culturais financiados total ou parcialmente com recursos públicos estaduais. Apresentado pelo deputado Carmelo Neto (PL), o PL 282/2025 determina que eventos do tipo tenham, no mínimo, uma apresentação de um humorista cearense.Essa obrigatoriedade seria aplicada, segundo o projeto, a mostras, feiras, circuitos e apresentações públicas que contem com "recursos financeiros, materiais ou logísticos" do Estado do Ceará. Conforme o texto, a inclusão dos humoristas deverá respeitar o tema e a proposta do evento, devendo ser compatível com o cronograma e a curadoria artística estabelecida.
O projeto prevê parcerias do Estado com entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil, coletivos culturais, associações ou produtores independentes, com o objetivo de “promover, valorizar e ampliar a participação de humoristas cearenses nos eventos culturais realizados com recursos estaduais”.
Defendendo a relevância do humor na cultura do Ceará, Carmelo diz no projeto que é dever do Estado promover políticas públicas que valorizem essa manifestação artística, sobretudo em eventos financiados com recursos públicos.
"A proposta não impõe barreiras à curadoria dos eventos, mas assegura que o humor esteja presente nas programações, gerando visibilidade, renda e valorização para os artistas da nossa terra", diz o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário